MPAM participa do 1º Encontro de Compliance, Integridade e Governança

compliance 1 d9ff5

Palestra inicial teve como tema “Lei anticorrupção e o compliance das empresas contratadas"

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) participou, na última quinta-feira (25/08), do 1º Encontro de Compliance, Integridade e Governança, realizado pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (EASTJAM). O evento foi direcionado para servidores das áreas de Controle Interno, Auditoria, Planejamento, Compras e Contratações e Governança de diversos órgãos.

"O tema do evento é de extrema relevância, haja vista o processo atual em que o MPAM se encontra, desde o advento de nosso Programa de Integridade e Compliance. Discutir ferramentas voltadas à implementação de um sistema que permita uma efetiva Gestão de Riscos é imprescindível quando se busca por ferramentas inovadoras de gestão. O objetivo do evento foi de apresentar aspectos de destaques sobre Compliance, Integridade e Governança, mediante o desenvolvimento de painéis ministrados por reconhecidos especialistas sobre o tema", pontuou o Chefe da Divisão de Controle Interno do MPAM, Bruno Cordeiro Lorenzi.

No evento, aberto pela desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo e pelo desembargador Cezar Bandiera, diretor da EASTJAM, as palestras abordaram os seguintes temas: "O Programa de Integridade e Governança Pública” e “Compliance e combate à corrupção nas compras públicas”. Dentre os palestrantes, destacam-se: o Ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU); o advogado Rodrigo Pironti; o Secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Roberto César de Oliveira Viégas; e Érico Desterro, Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).