Projeto do MPAM promove educação ambiental e aproxima estudantes da prática da reciclagem de resíduos sólidos

O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do projeto Sementes do Futuro, realizou, nesta sexta-feira (10/04), uma visita técnica com alunos da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira à empresa reformadora Sete Pneus, com o objetivo de proporcionar aos estudantes a compreensão prática do processo de reciclagem de pneus.

A visita contou com a participação de 19 alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de 10 anos, da 5ª série.

Na experiência, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, como ocorre o processo de reciclagem de pneus inservíveis. Além disso, aprenderam, com o auxílio dos profissionais da empresa, sobre a importância da destinação correta desse tipo de resíduo, as vantagens de encaminhar os pneus para pontos de coleta e os impactos negativos do descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios ou residências. A iniciativa foi voltada a estimular nos alunos a compreensão sobre a importância da preservação ambiental.

A visita hoje realizada à Sete Pneus coloca em evidência a necessidade, como defensores do meio ambiente, de os alunos conhecerem mais sobre resíduos sólidos e logística reversa. A intenção do Sementes do Futuro ultrapassa a visita educativa, objetivando criar consciência ambiental e fazer com que os alunos sejam multiplicadores dessa consciência, tornando-se, de fato, sementes na luta ambiental”, destacou a promotora de Justiça Lílian Maria Pires Stone.

Projeto

Instituído pela 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (Prodemaph), o “Sementes do Futuro” tem como objetivo estimular a consciência ecológica e a educação ambiental de estudantes da rede pública de Manaus, por meio de palestras, cartilhas lúdicas e visitas guiadas, integrando as ações do CAO-MAPH-URB (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística), coordenadoria responsável por orientar e apoiar a atuação dos promotores de Justiça nessas áreas.


Texto: Karla Ximenes
Foto: Juliana Alencar

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados