pj reuniao 2
 
Na tarde desta quarta-feira, 25 de novembro, representantes do Exército se reuniram na sede do Ministério Público do Amazonas, com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, e os Promotores de Justiça Carlos Freitas e Vicente Oliveira, para tratar sobre a parceria que pode integrar o MP-AM ao “Projeto Amazônia Conectada”. O objetivo é levar internet rápida às Promotorias de Justiça do Interior do estado.

O projeto “Amazônia Conectada”, coordenado pelo Exército brasileiro, foi lançado oficialmente em julho deste ano no Comando Militar da Amazônia, em Manaus. Ele foi criado para fazer a conexão dos municípios isolados da região amazônica através de fibra óptica que deve percorrer cerca de 8 mil km nos leitos dos rios, já que os caminhos hidroviários são as estradas naturais da região. Além disso, a rota de cabo ao longo do leito do rio causa menos danos ambientais do que a construção de estradas na floresta tropical. A adoção do programa é considerada pelo Exército brasileiro um novo marco de desenvolvimento do país através da informação e do conhecimento que serão disponibilizados por meio da internet banda larga.

De acordo com o Coordenador do Projeto, General Decílio Sales, hoje a dificuldade para avançar com os trabalhos de forma mais acelerada é o orçamento limitado do programa : “Estamos com a estratégia de buscarmos parceiros para que possamos agilizar o processo e, no final, esses parceiros serão compensados com os serviços disponibilizados a custo mais baixo como a banda larga 3G, 4G, videoconferências, entre outros”, disse.

pj reuniao 4

 

Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, o caminho natural é o MP-AM fazer a adesão ao projeto."É um grande avanço, continuamos firmes no propósito de melhorarmos as condições de trabalho de todos os Membros da instituição e essa é uma boa alternativa para que consigamos levar num curto espaço de tempo internet de qualidade para as Promotorias de Justiça do interior", afirmou.  

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados