
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) manifesta profundo pesar pelo falecimento do procurador de Justiça aposentado Aguinelo Balbi, um dos nomes mais importantes da história da instituição e uma das principais referências na construção do Ministério Público amazonense contemporâneo.
Ex-procurador-geral de Justiça, Aguinelo Balbi dedicou sua vida ao fortalecimento do Ministério Público e ao serviço da sociedade amazonense. Sua atuação foi decisiva em um dos momentos mais importantes da história da instituição: a transição para o novo modelo constitucional inaugurado pela Constituição Federal de 1988, que conferiu ao Ministério Público autonomia, independência e protagonismo na defesa da ordem jurídica, da democracia e dos direitos da população.
Com visão institucional, firmeza e compromisso com o interesse público, Aguinelo Balbi ajudou a conduzir o MPAM nesse novo cenário, contribuindo para consolidar uma instituição mais forte, respeitada e preparada para enfrentar os desafios impostos pela nova ordem constitucional. Seu trabalho ajudou a lançar as bases do Ministério Público que hoje atua em defesa da cidadania e dos direitos fundamentais dos amazonenses.
Mais do que ocupar cargos de destaque, Aguinelo Balbi deixa como legado o exemplo de dedicação à instituição, de respeito às prerrogativas do Ministério Público e de compromisso permanente com a Justiça. Sua trajetória continuará inspirando membros e servidores que dão continuidade à missão institucional de servir à sociedade.
Neste momento de tristeza, o Ministério Público do Estado do Amazonas se solidariza com os familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com Aguinelo Balbi, agradecendo pelos relevantes serviços prestados ao MPAM e ao estado do Amazonas.
Seu nome permanecerá para sempre na história do Ministério Público do Amazonas como um dos responsáveis por construir e fortalecer a instituição, deixando um legado que atravessa gerações.
O velório será realizado a partir das 10h, na funerária Canaã (Rua Major Gabriel, nº 1.833, Centro, Manaus). O sepultamento ocorrerá no cemitério São João Batista, em Manaus.
Ministério Público do Estado do Amazonas
