Encontro ocorreu na manhã desta quarta (22), entre PGJ, membros do MP e generais do alto comando

Com foco no fortalecimento do diálogo entre as instituições, na construção de estratégias conjuntas no enfrentamento ao crime organizado e na proteção do meio ambiente, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, nesta quarta-feira (22/04), uma visita institucional ao Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus.

A comitiva do MP foi liderada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, que esteve acompanhada dos promotores de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas, coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema); Leonardo Tupinambá do Valle, coordenador do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); e Ítalo Klinger Rodrigues Nascimento, com atuação na área criminal. 

Generais do alto comando do CMA receberam os membros do MP: o comandante militar da Amazônia, Luiz Gonzaga Viana Filho; o chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, Glauco Corbari Corrêa; e o chefe do Estado-Maior do CMA, Carlos Eduardo Pereira Porto Alegre Rosa. 

“Hoje, um dos grandes problemas que nós estamos enfrentando aqui no nosso estado é a inserção do crime organizado, com a atuação de facções criminosas, inclusive ocupando áreas indígenas”, afirmou a PGJ, no início do alinhamento.

Além disso, foi discutida a importância do fortalecimento das relações institucionais como ferramenta essencial para ampliar a efetividade das ações desenvolvidas no estado, bem como medidas de proteção ao meio ambiente, com apoio do Gaema, e o combate ao crime organizado na região, com a atuação do Gaeco. 

A visita institucional reafirma o compromisso do MPAM com uma atuação articulada e estratégica, especialmente em um contexto regional que exige a integração de diferentes órgãos para o enfrentamento do crime organizado e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção ambiental. 


Texto: Orlando Menezes
Foto:  Hirailton Gomes

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Av. Cel. Teixeira, 7995, Bairro: Nova Esperança - Manaus/AM, CEP 69037-000

Contato: (92) 3655-5100 | Atendimento ao público: das 08h às 14h | Protocolo: das 08h às 17h

© 2026 MPAM. Todos os direitos reservados.