trabinf 9daa3

Coordenação do CAO-IJ defende a realização de campanhas de sensibilização e mobilização para inibir a exploração do trabalho de crianças e adolescentes

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pela Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), Promotora de Justiça Romina Carmem Brito Carvalho, esteve presente, na última sexta-feira (03/06), na abertura da campanha de combate ao Trabalho Infantil, de iniciativa do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Amazonas. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Manaus, reunindo autoridades e especialistas que atuam nessa área.

“O combate ao trabalho infantil tem sido uma preocupação para toda a sociedade e sua erradicação constitui um dos grandes desafios para a rede de proteção da Infância e Adolescência. O MP já atua na proteção desse público e aceitou o desafio para integrar a campanha com articulações e desenvolvimento de estratégias de combate ao trabalho infantil em conjunto e união com toda a rede de proteção, na qual se destaca o Ministério Público do Trabalho”, informou a Promotora de Justiça Romina Carmem Brito Carvalho.

Além do projeto “MP nas Escolas”, que orienta adolescentes sobre o acesso aos direitos fundamentais do cidadão, o Ministério Público do Amazonas já tem programa de aprendizagem aprovado e em fase de implantação, para contratar adolescentes do sistema socioeducativo e instituições de acolhimento.

Outra forma de participação é por meio do estímulo à denúncia de situação de trabalho infantil, que pode ser feita pelos telefones 0800 092, 0800 092 1407 ou pelo Disque 100 (nacional).

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados