kleyssonfábrica 9ffc5

O funcionamento da usina em bairro residencial vem causando poluição ambiental e sonora, gerando transtornos à saúde e bem estar da população local

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Urucurituba, obteve decisão parcialmente favorável da Justiça, em Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela de urgência, para regularizar as atividades da usina de asfalto RF Comércio de Materiais de Construção Eireli. A Ação foi proposta, na última quinta-feira (15/09), com a finalidade inibir a prática de poluição feita pela empresa. O Juízo local estabeleceu prazo para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental, conforme pleiteia o MPAM na ACP (Autos n. 0600902-42.2022.8.04.7600).

“Foi solicitado que a empresa apresente um estudo de impacto ambiental, no prazo de 10 dias. Caso não seja apresentado esse estudo, o Juiz Eduardo Alves Walker deferirá o pedido de tutela de urgência requerido pelo MPAM, para suspender as atividades da usina”, explicou o Promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso.

A investigação teve início em agosto, a partir da publicação do site O Abutre, na qual moradores do município denunciaram a poluição causada pela usina de asfalto e solicitaram ajuda ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, responsável por fiscalizar a ocorrência de crimes ambientais.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Av. Cel. Teixeira, 7995, Bairro: Nova Esperança - Manaus/AM, CEP 69037-000

Contato: (92) 3655-5100 | Atendimento ao público: das 08h às 14h | Protocolo: das 08h às 17h

© 2026 MPAM. Todos os direitos reservados.