Nova versão elimina problemas antigos, reorganizando totalmente a experiência digital do usuário
Com o propósito de oferecer à sociedade um ambiente digital mais organizado, eficiente e verdadeiramente funcional, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (11), o seu novo portal institucional. A iniciativa, apoiada e estimulada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, integra o projeto de modernização e inovação digital do órgão, ampliando a transparência e facilitando o acesso às informações e serviços ministeriais.
A reformulação completa ocorrerá em etapas. Nesta primeira fase, foi realizada a migração integral do portal anterior para a nova plataforma, acompanhada de uma reorganização estrutural da página principal — incluindo nova identidade visual, redistribuição dos blocos de conteúdo, reorganização do primeiro nível de navegação, atualização de elementos gráficos e aperfeiçoamento dos acessos principais.
A migração já elimina falhas antigas, garante maior estabilidade ao sistema e entrega ao público uma navegação moderna e coerente, enquanto a segunda fase avança internamente.
Ao falar sobre o novo portal, o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), Eudo Assis, ressaltou a evolução tecnológica que a entrega representa para a instituição.
“Após 16 anos utilizando o portal antigo, o Ministério Público entregou agora uma versão totalmente aprimorada, estável e eficiente. Este novo portal marca uma nova fase tecnológica para a instituição e, ao longo dos próximos meses, diversos sistemas e funcionalidades serão incorporados para facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços do MPAM”, afirmou.
A próxima etapa contemplará a readequação completa dos conteúdos e das páginas internas, com revisão editorial, reorganização temática, atualização de links, padronização visual e aperfeiçoamento de áreas específicas, garantindo uma experiência de navegação ainda mais fluida e eficiente.
De acordo com o chefe de comunicação do MPAM, jornalista Elvis Chaves, que coordena a reformulação, as melhorias foram implementadas por determinação da procuradora-geral, com o objetivo de corrigir limitações antigas, estabelecer um novo padrão de organização digital e facilitar o acesso da população aos conteúdos do Ministério Público.
“Agora, com apenas um toque, o usuário consegue encontrar tudo de forma rápida, clara e direta, sem precisar navegar por várias páginas ou percorrer caminhos confusos. Toda a lógica da plataforma foi redesenhada para simplificar a vida do cidadão, dos servidores e dos membros da instituição”, destacou.
A procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, reforçou que o lançamento do novo portal integra o projeto de inovação institucional do MPAM. "A modernização do portal faz parte do nosso projeto de inovação, que busca aproximar ainda mais o Ministério Público da sociedade. Estamos reorganizando processos, tecnologias e fluxos internos para garantir mais transparência, eficiência e facilidade de acesso”, afirmou.
A reformulação também inclui avanços significativos em áreas de acesso frequente. Com estrutura clara e funcional, a nova página inicial reúne os conteúdos mais utilizados e estratégicos. Além do banner rotativo com as últimas notícias, a área de comunicação ganhou uma lista lateral dinâmica com as publicações mais recentes.
A emissão de certidão online, uma novidade lançada na atual gestão do Ministério Público, também foi aprimorada: agora há um botão centralizado e de grande destaque na página inicial, eliminando a necessidade de o usuário navegar por diversos menus para localizar o serviço.
O portal passa a contar, ainda, com uma área dedicada a serviços úteis e buscas rápidas, reunindo os links mais procurados pelos cidadãos. Os principais serviços — como certidões, Diário Oficial, cadastro de desaparecidos, protocolo eletrônico e consulta a programas institucionais — ficam agora na ponta dos dedos, mais visíveis e acessíveis para toda a sociedade.
O novo portal inaugura uma fase mais moderna, organizada e funcional no MPAM e reforça o compromisso de seus membros com transparência, inovação e oferta de serviços públicos de qualidade.
Texto: Graziela Silva
Foto: Ascom
