O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Careiro da Várzea, cujo titular é o Dr. Edinaldo Medeiros, o Presidente da Comissão de Fiscalização, João Batista Figueiredo Franco, e o Fiscal do Conselho Regional de Odontologia/CRO-AM, Fabio Marinho Sobral, realizaram nesta quinta-feira, 2, no município do Careiro da Várzea, uma fiscalização no exercício da atividade do profissional da área de saúde bucal.

O motivo da fiscalização foi a Ação da Promotoria de Justiça do Careiro da Várzea referente a irregularidades no Programa de atenção básica da saúde, principalmente na atenção básica da saúde bucal: cirurgiões-dentistas que constam na formação de equipes e recebem do Ministério da Saúde recursos nunca apareceram no município.

O Promotor identificou ainda que o subsecretário de saúde do município fraudava o cadastro nacional dos servidores da saúde, incluindo o seu nome como cirurgião-dentista, sem ter formação para exercer essa função: ele está registrado no CRO-AM como Técnico de prótese dentária, fato que resultou em sua prisão em flagrante por falsidade ideológica e formação de quadrilha.

A fiscalização conjunta visitou a unidade de atendimento na Vila do Careiro, onde foi constatada a existência de um único consultório em péssimas condições servido por três dentistas que fazem revezamento durante as manhãs de segunda a sexta-feira e durante a tarde abandonam o consultório.

No posto do porto da Gutierrez, além de falta de água, o local apresentava condições insatisfatórias de conservação e higiene dos equipamentos e funcionava com auxiliares sem formação, como ordena o Conselho Federal de Odontologia. A vistoria por fim constatou que barco que serve de unidade de atendimento apresentou uma adaptação inadequada do veículo para atendimento odontológico, além da impossibilidade de atendimento por falta de profissionais.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados