1 Ir para o conteúdo

Atividade conduzida pelo analista de sistemas Eduardo Mazzoni foi voltada ao público interno

Na manhã desta sexta-feira (21/08), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Assessoria de Segurança Institucional (Assinst), promoveu mais uma ação do programa “MP + Seguro”, desta vez com a palestra “Segurança Cibernética: Blindagem de Contas e Redes Sociais”. A atividade, conduzida pelo analista de sistemas Eduardo Mazzoni, fundador da empresa de segurança cibernética Vorax, ocorreu no Auditório Gebes de Mello Medeiros.

O palestrante abordou a forma como os golpes digitais ocorrem e quais são mais frequentes no Brasil, como clonagem de Whatsapp, sequestro de Instagram, phishing (crime de fraude eletrônica usado para obter informações confidenciais) e clonagem de páginas. Além disso, ele apresentou a forma de abordagem dos golpistas com as vítimas, explicou onde residem as maiores fragilidades de segurança e reforçou a importância do uso de senhas fortes e de realizar a verificação em duas etapas para maior proteção.

Segundo o analista, apesar do trabalho realizado por profissionais de tecnologia da informação (TI) e empresas de segurança cibernética, os números de casos envolvendo golpes digitais seguem crescendo devido aos erros dos próprios usuários. “Os principais são falhas nossas e com quem você conversa, com quem você compartilha informação, com o site que você entra”, exemplificou.

Para a assessora jurídica Silvia Angelina Lima dos Santos, apesar de já possuir certo conhecimento na área de segurança digital, a palestra trouxe novas informações importantes e alertou sobre golpes ainda não tão conhecidos, como o roubo de dados por meio de QR Code, como demonstrado de forma prática pelo palestrante. 

“Quando ele mostrou os dados expostos no telão depois de a gente acessar o QR Code deu essa sensação de vulnerabilidade, sabe? Então, a gente tem que realmente se atentar a essa questão de segurança pessoal, se resguardar, ser mais desconfiada e analisar a situação para evitar golpes", comentou a participante.

A iniciativa foi voltada a membros, servidores, assessores e estagiários, com o intuito de fortalecer a segurança no âmbito do MP e conscientizar e capacitar participantes em normas de segurança. Neste ano, o programa já abordou os temas “Combate ao Incêndio” e “Atendimento Pré-Hospitalar” e encerrará a programação com o tema “Primeira Intervenção em Crise com Pessoa em Aparente Distúrbio Psíquico”, na próxima sexta (28/08).


Texto: Graziela Silva
Foto: Juliana Alencar/Ceaf

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Av. Cel. Teixeira, 7995, Bairro: Nova Esperança - Manaus/AM, CEP 69037-473

Contato: (92) 3655-5100 | Atendimento ao público: das 08h às 14h | Protocolo: das 08h às 17h

© 2026 MPAM. Todos os direitos reservados.