Caso ocorreu em 2015, na comunidade do Matupirizinho, motivado por discussão fútil

Por crime de homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa, um homem foi condenado pelo Tribunal do Júri a 12 anos de reclusão em regime fechado, em julgamento realizado nesta quinta-feira (19/03), na Comarca de Manicoré, a partir de denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O acusado N. S. B. era sobrinho da vítima, um idoso de 78 anos.

O caso ocorreu em fevereiro de 2015, na comunidade do Matupirizinho, zona rural do município de Manicoré. A vítima, A. B. B., foi alvejada por disparo de arma de fogo efetuado pelo seu sobrinho, enquanto pescava em sua canoa, e caiu no Rio Matupiri, de onde não mais saiu.

A motivação do crime estava relacionada a uma discussão entre vítima e réu sobre as castanheiras que existiam no local.

De acordo com as testemunhas, a maioria pescadores da comunidade, foi encontrada apenas a “ossada” da vítima, pois o corpo havia sido rapidamente devorado pelos peixes típicos da região, como candiru e piranha. 

“A sociedade está dando o seu recado de que todos têm que arcar com as suas responsabilidades. Uma pessoa idosa foi vítima de um crime de homicídio, praticado pelo seu próprio sobrinho, enquanto pescava, não tendo qualquer possibilidade de se defender”, declarou o promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, que atuou representando o MPAM no caso.


Texto: André Quintas
Foto: Wérica Lima/Amazônia Real

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO AMAZONAS

Avenida Coronel Teixeira 7995 – Nova Esperança | CEP 69037-000 – Ponta Negra | Manaus-AM | (92) 3655-5100

2025© MPAM Todos os direitos reservados