Irmão de ex-Promotor é preso após denúncia feita ao Ministério Público

Jânio Araújo Camelo, vulgo “Janinho”, foragido desde o dia 28 de março deste ano, foi preso em cumprimento ao mandado de prisão preventiva e busca e apreensão decretado pelo Juiz de Direito da Comarca de Apuí, a requerimento do Ministério Público. Ele está sendo indiciado por delitos que o Ministério Público somente tomou conhecimento após a prisão do ex-promotor de justiça Jonas Neto Camelo.

Os delitos imputados são crime de formação de quadrilha ou bando (art. 288, CP), e roubo circunstanciado (art. 157, parágrafo 1⁰, incisos I e II, CP), juntamente com Jonas Neto Camelo, Odair Cordeiro de Oliveira, vulgo “baixinho”, ainda foragido, e Osvaldo de Souza Santos, cuja localização está sob sigilo do Ministério Público, pois ele é vítima no processo em que Jonas Neto Camelo responde por tentativa de homicídio qualificado.

Jânio é irmão de Jonas Neto Camelo, que ingressou com pedido de habeas corpus deferido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, respondendo o processo em prisão domiciliar.

Jonas Neto Camelo foi recambiado para o Município de Apuí na sexta feira passada, 08 de julho.

Após denúncia anônima ao Ministério Público de que Jânio estaria circulando pela cidade e dormindo em sua residência, assim como o outro foragido da Justiça, Odair Cordeiro de Oliveira, vulgo “Baixinho”, foi montada uma força-tarefa, sob comando do Tenente Coronel Ronaldo Negreiros, Chefe da Segurança Institucional do MP-AM, e do Capitão Márcio leite, comandante da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), sendo composta ainda pelo Tenente Daniel Melo e um efetivo de 10 (dez) policiais militares de Humaitá.

A operação teve início na madrugada do dia 11 de julho e resultou na prisão de Jânio Araujo Camelo, por volta das 06:00hs da manhã, que se encontrava em sua residência,  situada no mesmo terreno em que agora cumpre prisão domiciliar o Sr. Jonas Neto Camelo.

Foi encontrada, ainda, munição de uso restrito das forças armadas, na busca e apreensão cumprida na residência de Jânio.