CGMP 7d6b8

Projeto Voto Consciente amplia atuação no Espírito Santo

Durante as eleições, os juízes ganham mais uma competência: a de garantir eleições limpas e transparentes. Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) está realizando o projeto “Voto Consciente”, ação que busca informar os jovens eleitores com idade entre 14 e 18 anos sobre a importância do voto como ferramenta de mudanças sociais no futuro. O projeto é realizado por meio de palestras nas escolas.

“O nosso objetivo é que os alunos saibam melhor escolher aquelas pessoas que vão eleger, que vão buscar e lutar pelo que eles almejam de melhorias na educação, na saúde e em outras áreas”, informou a juíza Débora Maria Ambos Corrêa da Silva, responsável pela 56ª Zona Eleitoral de Vitória. Durante os preparativos para as eleições 2012, ela realizou palestra para 400 alunos da Escola de Ensino Médio Arnulpho Mattos.

Durante a palestra, foram abordados temas como a história da Justiça Eleitoral, a ampliação do direito de votar para analfabetos e adolescentes entre 16 e 18 anos, como são realizadas as eleições municipais, o papel dos prefeitos e vereadores e a compra de votos.

“Informamos também que não se pode vender o voto por uma cesta básica, por um metro de areia, lajota, pois esse candidato demonstra que não quer ajudar no desenvolvimento da comunidade, mas, sim, privilegiar interesses próprios em detrimento do coletivo. Precisamos de pessoas que lutem pelos anseios da comunidade”, explicou Débora.

Segundo a magistrada, os alunos demonstraram interesse no tema abordado e, após a palestra, muitos a procuraram para tirar dúvidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-ES

Fonte: http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2012/Setembro/projeto-voto-consciente-amplia-atuacao-no-espirito-santo