CGMP 7d6b8

TSE disponibiliza na internet dados das eleições desde 1994

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em sua página na Internet, no menu “Eleições”, o Repositório de Dados Eleitorais – uma compilação de dados brutos das eleições desde 1994. No Repositório os interessados encontram dados relacionados ao eleitorado, candidaturas, resultados e prestação de contas.

Este projeto foi desenvolvido pelo servidor Felipe Antoniazzi, da Assessoria de Gestão Estratégica do TSE, em parceria com diversas unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TSE). Segundo ele, este era um projeto necessário à Justiça Eleitoral (JE), já que a demanda por dados relativos aos pleitos sempre foi muito grande, principalmente por parte de pesquisadores e jornalistas. “Antes a demanda era maior do que a capacidade de atendimento. Para cada solicitação recebida era preciso mobilizar uma equipe da STI para gerar os arquivos de dados. Isso prejudicava os serviços internos das áreas e também o atendimento ao público”, afirmou.

O projeto foi precedido da publicação da Portaria nº 397/2010, que organizou o fornecimento de dados eleitorais pela Justiça Eleitoral. A norma definiu quais dados podem ser fornecidos pela JE e também o formato de apresentação “txt”, que pode ser importado para qualquer programa estatístico, base de dados ou planilha eletrônica. A Portaria definiu ainda que qualquer consulta, filtro ou cruzamento fica sob responsabilidade do interessado.

Para Felipe Antoniazzi, a publicação do Repositório de Dados Eleitorais agilizou o envio das respostas aos solicitantes. “O atendimento às demandas ocorre quase que de imediato”, disse.

Para viabilizar o projeto, as equipes da STI geraram vários arquivos sobre os mais diversos assuntos como, por exemplo, o perfil do eleitorado e dos candidatos, resultados dos pleitos desde 1994, dados sobre prestação de contas, dentre outros. São cerca de 30 gigabytes de dados que ainda estão em fase de aperfeiçoamento. “Os dados são atualizados constantemente e, também, alguns tribunais regionais eleitorais estão nos auxiliando em relação a dados que não estão armazenados no TSE”.
Acesso ao repositório de dados eleitorais: http://www.tse.jus.br/eleicoes/repositorio-de-dados-eleitorais