logotipo portaltransparencia

MPAM investe na melhoria das sedes ministeriais do interior do Amazonas

 

Logos MPAM 65 6a815

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Administrativos, está investindo na melhoria da infraestrutura das sedes do órgão ministerial no interior. Dez municípios serão beneficiados, com obras de reforma e construção de novas sedes que vão garantir o incremento dos serviços prestados à população interiorana. O investimento integra o Plano de Atuação da SUBADM/DA/DEAC para o ano de 2021 e foi definido em consonância com o Plano Estratégico do MPAM 2017-2027. Os recursos são de origem mista, parte emenda parlamentar e parte recurso próprio do MP.

"O compromisso maior do Ministério Público no Amazonas é garantir vez e voz à sociedade amazonense, garantindo atendimento imediato e efetivo àqueles que mais precisam. Como filho de Itacoatiara, conheço bem a realidade enfrentada pela população que habita as zonas urbana e ribeirinha do nosso Estado. Nosso objetivo é oferecer o melhor a essas pessoas, viabilizando o acesso à Justiça e a uma vida mais digna", ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Nascimento Júnior.

No objetivo de modernizar e expandir a estrutura física, a iniciativa engloba duas estratégias: adequar e promover a conservação da infraestrutura física das unidades ministeriais. Os municípios beneficiados com a construção de novas sedes são Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Maués e Anori. Dos seis projetos de construção, à exceção da unidade de Anori, as demais já estão em andamento.

Os municípios beneficiados com reforma das sedes ministeriais são Borba, Novo Airão, Autazes e Tefé. Das quatro unidades, apenas a modernização da unidade de Borba deve enfrentar alguma dificuldade, em razão do prédio ser antigo e por se tratar de uma reforma com características de restauração, com o intuito de preservar a história arquitetônica da cidade. As demais seguem em pleno andamento.

Segundo o Chefe da Divisão de Engenharia, Arquitetura e Cálculos (Deac) do MPAM, Paulo Augusto Oliveira Lopes, as obras de construção e reforma seguem em estágios diferentes. "Estamos elaborando os projetos das unidades de Manacapuru, Maués e Manicoré. As unidades de Itacoatiara, Coari, Novo Airão, Autazes já estão em fase de licitação, na CPL. Então, no segundo semestre deste ano, já teremos obras em andamento".