Equipes do MPAM e TJAM seguem o plano de compartilhamento de recursos de TI

reunião TI mpam TJ

A parceria entre Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no âmbito da Tecnologia de Informação e Comunicação (TI), formalizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica em 29 de março de 2019, começa a ganhar corpo em ações concretas envolvendo as equipes de informática das duas instituições. Hoje, 19 de junho, aconteceu a primeira reunião entre diretores e chefes dos times."O que se quer é uma melhor integração entre os sistemas das duas entidades, aproximar equipes de TI, fazer aquisições de insumos e serviços de TI em conjunto, dar unidade aos procedimentos e políticas de TI. É um processo de cooperação em prol da prestação adequada de Justiça para a população, ajudando Promotores, Procuradores, Juízes e Desembargadores em sua missão", explicou o Diretor-Geral do MPAM, José Alberto Machado.
Conforme o acordo (n° 003/2019 – MP/PGJ), os dois órgãos passam a desenvolver todos os métodos do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça como ferramenta de integração entre os sistemas de gestão processual dos parceiros. A cooperação também define ações para tornar mais ágil e eficiente a gestão de processos e demais expedientes, por meio do uso em conjunto do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).
Para o diretor, a integração é uma novidade no âmbito do Ministério Público, que aponta novos tempos em termos de relacionamento com o Tribunal de Justiça. Segundo ele, o alvo principal do processo é o interior do Estado, onde, tanto o MPAM quanto o TJAM precisam avançar muito em políticas para prestar serviços de qualidade cada vez maior à sociedade amazonense.
Estavam presentes também, na reunião, pelo MPAM, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eudo Assis Lima; o Chefe de Infraestrutura e Telecomunicações, Carlos Nogueira, e o Chefe do Setor de Sistemas de Informação, Mclyndon Saint Christie de Lima Xavier. Do lado do TJAM participaram o Diretor da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Thiago Facundo; o Coordenador de infraestrutura de TI, Josiel Nantes Júnior; coordenador de Fiscalização e Auditoria dos sistemas SAJ do TJAM, Eduardo Pinheiro.

 

Texto: Alessandro Malveira - ASCOM MPAM

Foto: DG MPAM