Campanha de Vacinacao Infantil 93934

Mais quatro escolas aumentam índices de vacinação pelo projeto “Juntos Pela Vida” do MPAM

JuntosPelaVida03JunhoSelo 6c417

Auditoria de escolas aconteceu na sede do MPAM, nesta segunda-feira (3)

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da coordenação do projeto “Juntos Pela Vida”, realizou a auditoria de quatro escolas da zona rural de Manaus, na manhã desta segunda-feira (03/06), para avaliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino.

Foram auditadas as escolas municipais São Lázaro da Costa, do Jatuarana; Ruy Barbosa, da comunidade Nova Canaã; São Francisco, da Costa do Tapocal, e Luís Alberto Castelo, da comunidade São Francisco do Caramuri. Elas atingiram o índice de alunos vacinados de 96%; 85,71%; 96% e 87,05%, respectivamente.

Até o momento, 18 escolas localizadas nos rios Negro e Amazonas participaram da auditoria e foram classificadas como aptas a receber o Selo “Juntos Pela Vida” por alcançarem a cobertura vacinal superior a 80% de vacinas contidas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com a coordenadora de Educação da Divisão Distrital da Zona Rural de Manaus, Mauricéia Sena de Azevedo, é imensa a satisfação de participar do projeto. “O maior desafio da nossa área é que o barco da Secretaria de Saúde, que realiza a imunização, faz a visita às escolas apenas uma vez por mês. Então, quando tem a visita, existe uma grande mobilização dos gestores, professores e responsáveis para vacinar a maior quantidade possível de alunos, atingindo o percentual de vacinação, colocando em dia a saúde de nossos alunos”, afirmou.

Ao final da auditoria, a gestora da Escola Municipal São Lázaro, Ioná Vieira Coimbra, comentou sobre a importância da formação de parcerias para atingir o percentual de vacinação: “Para alcançar a taxa de 96%, foi fundamental realizarmos a parceria com outros órgãos da prefeitura, por meio de palestras educacionais e com a disponibilização da UBS fluvial. Chegamos nos pais dessas crianças e, no final, conseguimos alcançar o objetivo”, comentou a gestora.

JPV03Junho 3491b

Sobre o Projeto Juntos Pela Vida

O projeto é idealizado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) com reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e tem como objetivo alcançar uma meta mínima de imunização de 80% dos estudantes matriculados, conforme o Calendário do Programa Nacional de Imunizações, incluindo a vacina contra a Covid-19.

O projeto existe desde 2022 e já envolve mais de 13 mil alunos em dia com a vacinação, graças às adesões de diversas instituições, como as Escolas da Polícia Militar do Amazonas, escolas privadas, rede estadual e municipal.

Texto e foto: Ramon Oliveira