PGJ destaca implantação do Planejamento Estratégico na abertura do workshop Cenários

SELECIONADA
 

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, destacou nesta segunda-feira, 17 de abril de 2017, na abertura do Workshop Geração de Cenários Prospectivos, a participação de Membros e servidores no processo de implantação do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). Com duração de três dias, o evento visa a construção e definição dos cenários que servirão de base para o Plano Estratégico 2017-2027 do órgão ministerial.

“Venho acompanhando todo o processo e fico muito feliz de poder destacar isso e agradecer a todos os que vêm atuando de forma mais dedicada a esse projeto, porque o planejamento é um tema que vai ficar para além de minha gestão, e que tem de ficar, como modelo de gestão institucional, que deve ser aperfeiçoado pelos que venham depois, sempre no interesse do engrandecimento e melhoria do Ministério Público amazonense”, frisou o PGJ, na abertura do workshop.

O Procurador-Geral falou, ainda, sobre o caráter coletivo do planejamento estratégico, como  modelo de gestão que visa o fortalecimento institucional e a melhoria dos serviços prestados à sociedade amazonense. Para o PGJ, o Planejamento Estratégico é de suma importância para a instituição porque permite sair do dia a dia da atuação ministerial para uma questão tão ou mais importante, que é a ação macro de refletir sobre a instituição e planejar o seu futuro, sempre com vistas a fortalecer esse mesmo dia a dia.

“Eu tenho visto isso, os colegas têm entendido isso, e quando digo colegas, me refiro tanto a membros quanto a servidores. Minha satisfação também decorre da certeza que este tema vai fazer diferença quanto ao aprimoramento do órgão institucional, permitindo que gente possa crescer junto com a instituição onde atuamos, porque não dá para um MP desse tamanho permanecer, nos dias de hoje e pela próxima década, tão acanhado, diante de outras instituições menores que já possuem estrutura melhor e mais organizada do que a nossa. Queremos um MP amazonense melhor e mais forte em sua atuação junto à sociedade”, afirmou o Procurador-Geral Fábio Monteiro.

Antes de dar início ao treinamento, o consultor da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, Joe Weider, destacou o índice de participação dos peritos na pesquisa de cenários do MP-AM, cujo número de respondentes superou em larga escala a média de respostas registrada em pesquisas Delphi, que é de 2 por cento. Segundo o consultor, os maiores cases de sucesso da Brainstorming registraram no máximo 350 respondentes, enquanto aqui, no MP do Amazonas, mais de 700 especialistas convidados, notáveis em sua área de atuação, dedicaram seu tempo para responder a uma pesquisa de profundidade, como é uma Pesquisa Delphi.

“Esse sucesso é resultado da combinação do comprometimento dos Membros e servidores com o conhecimento acadêmico do Diretor de Planejamento, José Alberto Machado. Trata-se de um ‘case de sucesso’ de nível internacional, que pode ser apresentado ao Conselho nacional do Ministério Público, CNJ, TCU, universidades, órgãos que estudam a área de gestão estratégica, como case de sucesso validado para discussão em qualquer seminário internacional. Por isso, antecipo parabenizações à equipe do planejamento estratégico do MP do estado do Amazonas, que conseguiu esse feito histórico, obter esse nível de respondentes, com notáveis, numa pesquisa Delphi”, declarou Weider.