“Dia D” do Planejamento Estratégico do MP-AM é amanhã, 7 de março de 2017

IMG-20170209-WA0021

Considerando a importância do Workshop Prospecção de Cenários para o MP-AM,  Membros do órgão ministerial foram convocados, por meio do Ofício Circular nº 022.2017.PGJ.1162964.2017.4769, a participarem do evento marcado para o dia 7 de março de 2017, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo. A convocação foi expedida na sexta-feira, 3 de março, pela Procuradora-Geral de Justiça por substituição legal, Leda Mara Nascimento Albuquerque. O evento é de fundamental importância para o Planejamento Estratégico do MP-AM porque visa examinar, de forma metodológica e criteriosa, os cenários em que o Ministério Público vai atuar nos próximos cinco anos.


Segundo o Diretor de Planejamento José Alberto Machado, o mundo vive um período de transições sociais rápidas e de evolução tecnológica revolucionária, exigindo uma antecipação dos cenários mais prováveis a serem enfrentados pelo MP-AM no planejamento de seu futuro. O diretor questiona “para que mundo ou realidade social devemos nos preparar a fim de continuarmos sendo efetivos no atendimento das demandas sociais e cumprimento de nossos objetivos institucionais”. E destaca, ainda, que, “sem percepção sólida sobre o mundo que está vindo aí corre-se o risco de um desencaixe da realidade e, consequentemente, de se comprometer a qualidade das atribuições que nos são delegadas constitucionalmente”.


Para o êxito do referido evento, é essencial a presença dos membros e servidores interessados em contribuir com o Planejamento Estratégico da Instituição no dia 7 de março de 2017, dia que será integralmente dedicado a esse propósito. Para esse dia, em particular, há necessidade de inscrição prévia que deverá ser realizada no sítio eletrônico da Instituição, no banner “Cenários para MP/AM”, ou clicando no endereço <http://mpam.mp.br/planejamento-estrategico-mpam/inscricao-workshop>. Os servidores que participarem do evento terão direito a banco das horas.


Workshop


A sessão de brainstorming que marca a abertura do 4º Workshop do Planejamento Estratégico do MP-AM, que tem por objetivo a prospecção de cenários para os próximos cinco anos de gestão do MP-AM. Além da sessão de brainstorming, o Workshop prevê, ainda, a realização de treinamento sobre fundamentos de cenários prospectivos e aplicação da pesquisa Delphi na construção de cenários, aplicação da técnica de brainstorming e definição das variáveis críticas, definição dos eventos que comporão a pesquisa Delphi e a elaboração da lista de peritos externos que serão convidados a responder à pesquisa.


Dirigido a todos os membros e servidores, o Workshop Prospecção de Cenários para o MP-AM é promovido pela Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática e tem por objetivo subsidiar a tomada de decisões estratégicas que preparem a instituição para o futuro. O evento começa com uma imersão dos participantes em uma sessão de brainstorming (tempestade de ideias), e faz parte da metodologia utilizada pela empresa para a análise de futuros possíveis e construção de futuros alternativos, diante dos acontecimentos que escapam à influência do órgão ministerial, ou que possam ser influenciados por meio da construção de alianças estratégicas.


A expectativa é de que a atividade de brainstorming reúna pelos menos 150 participantes, entre membros e servidores. Nos dois dias seguintes, 8 e 9 de fevereiro de 2017, o workshop prossegue com o treinamento do Núcleo de Sistematização para a validação dos indicadores de processos, causas e consequências, e de recursos disponíveis no órgão ministerial. O esclarecimento de dúvidas e outras informações sobre a participação no planejamento estratégico do MP-AM podem ser obtidas pelo e-mail do Grupo de Controle, gcpe@mpam.mp.br, ou pelo telefone 3655-0768/0738.