Plano Estratégico do MPAM para o próximo quadriênio é apresentado e aprovado pelo Comitê de Governança
- Publicado: Quinta, 27 Novembro 2025 17:04
Aprovação é um importante marco para o planejamento ministerial
Durante reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (26/11), o Comitê de Governança do Planejamento Estratégico (CGPE) aprovou o Plano Estratégico Institucional (PEI) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) 2026-2029. O PEI agora passará por avaliação do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ).
A reunião foi liderada pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque, que preside o CGPE.
O plano, que foi apresentado pela promotora de Justiça Christianne Corrêa Bento da Silva, é resultado de um trabalho iniciado em janeiro de 2025, a partir do contato da PGJ com o conselheiro nacional do Ministério Público e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Moacyr Rey Filho. O trabalho foi, a partir de então, desenvolvido pela equipe liderada pela promotora, a fim de cumprir a adesão do MPAM ao Mapa Estratégico Nacional (PEN-MP 2020-2029).
“Em todo esse processo foi importante o comprometimento de todos do MPAM, membros e servidores. Seja no preenchimento da pesquisa diagnóstico, na realização da oficina, ou na revisão dos planos de atuação setorial, promotores e servidores se mostraram comprometidos e empenhados com esse processo de construção para o Plano Estratégico, que norteará nosso trabalho para os próximos quatro anos, buscando sempre atender ao cidadão da melhor forma”, explicou a promotora.
Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Plano Estratégico mostra o compromisso do Ministério Público com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com o fortalecimento de políticas inclusivas, transparentes e orientadas ao desenvolvimento sustentável no Estado do Amazonas.
Texto: André Luiz Quintas
Foto: Hirailton Gomes



