MPAM leva Ouvidoria às Comunidades e Escuta Ativa ao Centro de Convivência da Aparecida

OuvidoriaNasPraçasAparecidaSelo 5d8e9

Ação visa aproximar o Ministério Público da comunidade e promover os direitos dos cidadãos, em especial, da população idosa

Nesta sexta-feira (11/10), a Ouvidoria nos Bairros, em parceria com as Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, dos Idosos e Pessoas com Deficiência (42ª e 56ª Prodhids), realizou uma grande ação no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida, zona sul de Manaus. O evento, que integra as atividades do Mês da Pessoa Idosa promovidas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), foi dedicado à conscientização sobre os direitos da pessoa idosa e ao atendimento de denúncias e reclamações da população.

Das 7h às 17h, equipes da Ouvidoria e das Prodhids, representadas pelos promotores de Justiça Mirtil Fernandes e Vitor Moreira da Fonsêca, estiveram presentes para ouvir as demandas da comunidade, esclarecer dúvidas e distribuir material informativo sobre o papel do Ministério Público. A procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Jussara Maria Pordeus e Silva, também participou da ação, reforçando a importância do contato direto com a população para atender, orientar e encaminhar demandas.

OuvidoriaNasPraçasAparecidaInterna 83b77

Apresentações e ações realizadas

Na parte da manhã, o promotor de Justiça Mirtil Fernandes deu início ao evento com uma apresentação detalhada sobre as atribuições do MPAM, enfatizando o trabalho das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, dos Idosos e Pessoas com Deficiência. Ele explicou a importância de ações como essa, que aproximam a instituição da sociedade e fortalecem o acesso aos direitos fundamentais da população, em especial os direitos da pessoa idosa.

No período da tarde, foi a vez do promotor Vitor Moreira da Fonsêca reforçar as informações e convidar o público presente a compartilhar suas demandas. “Num primeiro momento, muitos dos frequentadores do espaço não sabiam do que se tratava a ação, mas fizemos algumas exposições onde questionamos as pessoas se já teriam passado por alguma situação em que tiveram algum direito lesado”, relatou. Ele contou que, em pouco tempo, diversos participantes formaram uma fila para relatar situações que mereciam a atenção do MPAM.

A procuradora de Justiça e ouvidora-geral, Jussara Maria Pordeus e Silva, destacou o impacto positivo da ação, que teve ampla participação popular. “O programa Ouvidoria nas Praças e nos Bairros busca divulgar as atribuições do Ministério Público e o tipo de demandas que a Ouvidoria recebe. Recebemos questões que vão desde saúde, educação e direitos da pessoa idosa até meio ambiente e crimes. A ação de hoje foi um grande sucesso, aqui no Centro de Convivência da Aparecida, recebendo grande procura por parte da população e efetuando a distribuição de todo o material de divulgação disponível”, afirmou.

A gestora do Centro de Convivência da Aparecida, Lilia Albuquerque, também manifestou sua gratidão pela iniciativa: “Agradecemos por essa ação do Ministério Público aqui no nosso centro. Ações como essa ajudam a levar cidadania e consciência política para a população, informando sobre seus direitos e promovendo o exercício da cidadania”, declarou.

OuvidoriaNasPraçasAparecidaInterna2 e8bb6

Valorização da pessoa idosa

O promotor Vitor Moreira da Fonsêca aproveitou a ocasião para destacar a relevância de realizar a Ouvidoria nos Bairros durante o Mês da Pessoa Idosa, uma homenagem da instituição à população idosa. “O Mês de Outubro é o mês da pessoa idosa, e o Ministério Público, exatamente por isso, pensou em homenagear a pessoa idosa trazendo a Ouvidoria nas Praças e nos Bairros aqui no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida. É uma das formas de o MP estar onde o povo, em especial a população idosa, está”, pontuou.

Ao longo da ação, a equipe do MPAM recebeu denúncias, orientou a população sobre os direitos da pessoa idosa e abordou outras questões de interesse público, reforçando o compromisso da instituição com a defesa dos direitos humanos.

Programação do Mês da Pessoa Idosa do MPAM

As ações do Mês da Pessoa Idosa continuarão ao longo de outubro, incluindo a reunião “60+ Indígena”, marcada para o dia 30 de outubro, e o evento “Papo-Cidadão”, que terá sua data definida em breve.


Texto: Steven Conte
Fotos: Josimar Macêdo/Steven Conte/Divulgação