Seminário sobre Justiça Restaurativa no TJMT tem participação de procuradora do MPAM

JustiçaRestaurativaTJMTSelo b4ef3

No evento, realizado na última segunda (1º), a procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza falou sobre o Projeto Escola em Paz

Realizado na última segunda-feira (1º/07), o Seminário Justiça Restaurativa em Ação: Transformando Sistemas e Unindo Regiões, promovido pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), teve a participação ilustre da procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza. Na ocasião, ela, que coordena o Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa) no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), ministrou a palestra “A Epistemologia Restaurativa na rede de educação do estado do Amazonas- Projeto Escola em Paz - Fomento à Cultura da Paz”.

Sobre a participação, a procuradora afirmou ter um compromisso com a realização da Justiça enquanto valor, que não se restringe ao simples acesso ao Judiciário. “Sabemos que, se a comunidade não vir conosco, nós não transformaremos esse país. O Brasil só será transformado quando nós, enquanto ente público, levarmos o outro a buscar a autorresponsabilidade e a reparação do dano que é o viés efetivo da Justiça Restaurativa. Estamos falando fundamentalmente de mudança de postura”, comentou.

O primeiro dia de evento ainda teve palestras de Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil; Érica Albuquerque, defensora pública do Estado do Ceará; Hugo Gomes Zaher, juiz do Tribunal de Justiça da Paraíba; e Chiquinho Divilas, facilitador de Justiça Restaurativa, rapper, educador, pesquisador, escritor e doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

O evento continua nesta terça-feira (02/07), no auditório Gervásio Leite, na sede do TJMT, com transmissão via YouTube.

Texto: Lennon Costa
Foto: Ednilson Aguiar/TJMT