Procurador-Geral da República, Ministro do STJ e Governador do AM demonstram apoio unânime ao Projeto IDH+, do MPAM

VisitaPGR aa797

O Projeto busca transformar a realidade dos municípios, além de promover a aproximação social do Órgão com a população do Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) sediou, de forma inédita, o início do cumprimento da agenda institucional do novo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco, na manhã desta sexta-feira, 22. Durante o evento, ocorrido no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, foi apresentado o Projeto IDH+ às autoridades presentes, como o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Campbell e o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima.

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, deu boas-vindas e iniciou a apresentação do projeto, destacando a necessidade dos poderes se atentarem para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e no Amazonas.

É com grande satisfação que recebemos hoje, em nosso Ministério Público do Amazonas, tão ilustres autoridades. O Projeto IDH+ representa um compromisso do MPAM e uma oportunidade ímpar de promovermos juntos uma transformação na vida dos amazonenses. Somente com essa união de esforços poderemos alcançar nossos objetivos em prol do desenvolvimento humano e social”, declarou o PGJ.

Durante a apresentação do Projeto, o Coordenador do IDH+, Promotor de Justiça Lauro Tavares, contextualizou a realidade sociocultural e econômica do Amazonas com dados levantados pelo censo de 2021, o que motivou a criação do Projeto IDH+ e o plano de ação, fruto de parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC).

Ficamos muito felizes com a visita do novo PGR aqui no Ministério Público do Amazonas. Tivemos o privilégio de sermos agraciados com a primeira visita institucional do PGR em nosso Estado e, através do nosso Procurador-Geral de Justiça, apresentamos a ele o Projeto IDH+, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e impactar de forma positiva a vida do cidadão amazonense”, disse o Coordenador do IDH+.

O Governador do Estado, Wilson Lima, falou sobre a importância do momento para o Amazonas e para o MP Amazonense em receber o PGR.

A vinda do Doutor Paulo Gonet nessa primeira visita institucional, demonstra o quanto ele está preocupado com o Amazonas e também com as suas complexidades. Nós temos muitas riquezas e também uma população que precisa, sobretudo, da melhora na sua qualidade de vida”, pontuou Wilson Lima.

Ao final do encontro, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, enfatizou a importância do Amazonas e atuação do MPAM em prol dos cidadãos locais.

Eu fiz questão que a primeira visita institucional como PGR fosse aqui no Estado do Amazonas, porque eu percebo a importância desse Estado para a própria identidade brasileira, para o presente e para o futuro do Brasil, dada as riquezas humanas do país, as riquezas minerais e as riquezas de caráter econômico que o Estado possui. Eu fiquei muito impressionado pelo que eu vi agora sobre o Projeto IDH+ e realmente reflete o papel ativo e responsável do Ministério Público para esse Projeto de um Brasil cada vez mais integrado, mais humano, com progresso e atenção às pessoas”, declarou o PGR.

Participaram da reunião o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet Branco; o Governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Aguinelo Balbi; Secretária-Geral do Ministério Público Federal, Eliana Peres Torelly de Carvalho; o Secretário de Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República, Silvio Amorim, o Chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro;; o Coordenador do Projeto IDH+, Promotor de Justiça Lauro Tavares; a Secretária-Geral, Renilce Helen Queiroz de Souza; a Ouvidora-Geral, Jussara Maria Pordeus e Silva; o Presidente da Associação Amazonense dos Membros do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin; as Procuradoras de Justiça, Silvana Nobre e Mara Nóbia Albuquerque da Cunha, e os Promotores de Justiça, Darlan Benevides e Géber Mafra Rocha.

Projeto IDH+

O Projeto IDH+ do Ministério Público do Amazonas (MPAM) visa melhorar as condições de vida dos cidadãos e impactar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por meio de ações que elevem a qualidade de vida dos habitantes do Amazonas.