MP-AM começa a definir linhas de ação para a gestão estratégica 2017-2027

Foto2 


Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas, começaram a analisar, ontem, 25 de abril de 2017, durante o Workshop Teoria dos Jogos aplicada a Cenários Prospectivos, as linhas de ação estratégica do órgão ministerial para os próximos dez anos. O Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, prestigiou a reunião de trabalho, que visa o estabelecimento da visão de futuro do órgão ministerial, no horizonte 2017-2027. Até o próximo dia 27 de abril, os participantes devem definir as linhas de ação mais adequadas ao alcance dos objetivos estratégicos do órgão ministerial e dar início à apresentação das medidas necessárias para isso.

“Esta é uma fase decisiva do nosso Planejamento Estratégico, porque devemos identificar e definir formas de atuação do MP amazonense que nos levem, de fato, aos objetivos da nossa instituição, ou seja, à melhoria dos serviços prestados pelo nosso MP à sociedade”, destacou o Procurador-Geral.

De forma similar à do sétimo workshop – Geração de Cenários Prospectivos – o primeiro dia de trabalho foi direcionado inteiramente à avaliação dos interesses e influências exercidas por indivíduos ou organizações, cuja atuação interfira ou impacte a construção do cenário-alvo do MP-AM. O sistema desenvolvido pela Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática permite a simulação de ocorrências condicionais de eventos, que serve de base para definir linhas de ação para a obtenção de cenário alvo, avaliando, ainda, sua probabilidade de ocorrência.

Análise de Medidas

A terceira etapa do Planejamento Estratégico do MP-AM deve ser concluída com a realização do workshop Análise de Medidas, marcado para os dias 9, 10 e 11 de maio de 2017. Nesta reunião de trabalho, os participantes vão elaborar uma lista preliminar de objetivos estratégicos, que,   posteriormente, serão consolidados e submetidos à aprovação do decisor estratégico, no caso, o Colégio de Procuradores do MP-AM. Ainda neste evento, além da análise das medidas propostas,  os participantes devem formular as estratégias e iniciativas estratégicas (projetos e programas), de forma alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.