MP-AM reúne Membros, servidores e técnicos em curso de combate a crimes financeiros

IMG-20170407-WA0015 1

 

Nesta quinta-feira, dia 06 de abril, foi realizado o curso "Combate aos crimes financeiros: estratégias de investigação e recuperação de ativos".
O evento foi realizado no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, e foi aberto pela Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos Leda Mara Nascimento Albuquerque.     


 O curso foi ministrado pelo Promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre, atualmente Membro Auxiliar da Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e teve como público alvo Membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e servidores das áreas jurídica e contábil, além de técnicos e convidados de outros órgãos que atuam no segmento. O evento foi promovido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). “Este curso estava no nosso plano de trabalho, um projeto de capacitação para todas as áreas de atuação do MP, e esse tema do combate à corrupção tem uma grande relevância”, destacou a Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto,  Coordenadora do Ceaf.


Para o palestrante, doutor Fábio Galindo,  mudanças no sistema legislativo nacional permitiram novas ferramentas para o enfrentamento à corrupção, como a lei 12850 de combate ao crime organizado, que trouxe a colaboração premiada, além de avanços tecnológicos. O Promotor fez questão de elogiar a postura do Ministério Público do Amazonas frente ao combate à corrupção. “A troca de experiências é sempre válida. Sempre que se vai a um lugar se deixa um pouco de sí e também se aprende. O Ministério Público do Amazonas está de parabéns pela iniciativa, por esse arejamento das cabeças, dessa troca de ideias, mas também está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo. O GAECO do MP-AM é referência, os promotores são dedicados, trabalham duro, trabalham forte e a sociedade brasileira está bem protegida com esses guerreiros que nós temos aqui”, salientou o palestrante.

IMG-20170407-WA0016

De acordo com o Promotor de Justiça Daniel Leite, o Ministério Público tem desenvolvido técnicas de investigação e vem aprimorando essas estratégias. “Tentamos agora direcionar toda a experiência que o MP vem acumulando na questão da investigação criminal para combater os crimes fiscais e a recuperação de ativos por meio do combate à lavagem de dinheiro efetuada por organizações criminosas”, afirmou o Promotor.

"É importante a gente apronfundar o conhecimento na matéria. Toda vez que a gente trata de associação criminosa não podemos deixar de lado a lavagem de dinheiro. É certo que toda organização criminosa ela vai ter uma captção de riqueza e, por vezes, nós não conseguimos apronfundar as investigações a ponto de atingir o bolso dessas organizações. Então, o tema, ele tem importância e atualidade na medida que nós precisamos chegar a esse nível de investigação, com a mesma excelência em que nós atingimos quando investigamos a organização criminosa", analisou a Promotora de Justiça Christianne Corrêa.