PGJ prestigia solenidade de entrega de título de Cidadão amazonense a Comandante do CMA
- Criado: Quarta, 05 Abril 2017 09:39
- Publicado: Quarta, 05 Abril 2017 09:39
O Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro prestigiou nesta terça-feira, 4 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a cerimônia de outorga do Título de Cidadão do Amazonas ao general de Exército e Comandante Militar da Amazônia, Geraldo Antônio Miotto.
Segundo o deputado Belarmino Lins, proponente da homenagem, a distinção ao general é mais do que justa por se tratar de um oficial dono de um currículo invejável e que se destaca desde a década de 70 com uma carreira de valiosos serviços prestados ao país. “A concessão da cidadania amazonense ao general Geraldo Miotto ilustra uma plêiade de honrarias que distinguem esse grande brasileiro cuja existência há de ser sempre um luzeiro a nortear suas ações a serviço da nossa pátria”, discursou o segundo vice-presidente da Aleam.
Emocionado com a distinção, o comandante militar da Amazônia disse da tribuna: “Nossas alegrias se multiplicam com essa homenagem que, na verdade, não é para o general Miotto, mas para todo o Exército Brasileiro, o nosso Exército que data de 1648 na Batalha de Guararapes, o Exército que lutou contra os invasores holandeses, franceses e ingleses, o Exército que, pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, participou da luta libertária da Inconfidência Mineira”.
O evento, no Plenário Ruy Araújo, foi prestigiado por autoridades civis, militares e religiosas, dentre as quais o vice-governador Henrique Oliveira, representando o governador do Estado José Melo (PROS); o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, além de oficiais do Exército, da Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar.
Perfil
Nascido em 20 de março de 1955, na cidade gaúcha de São Marcos, o general Geraldo Antônio Miotto é filho de Hisário Miotto e Elsa Crestana Miotto. Incorporou-se às fileiras do Exército em 28 de fevereiro de 1972, em Campinas, São Paulo. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Arma de Cavalaria e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas no Rio de Janeiro.
Como oficial-general, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, destacou-se como assessor militar na Escola Superior de Guerra e como chefe do Estado-Maior do Comando Militar Leste, comandou a 3ª Divisão de Exército e exerceu o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi promovido ao Comando Militar da Amazônia em 15 de abril de 2016. Dentre as principais condecorações recebidas, destacam-se a Medalha Marechal Hermes, Medalha de Serviço Amazônico e a Medalha “Al Merito a La Confraternidad Militar”, do Exército Argentino.