MP-AM melhora qualidade de conexão de internet de Promotorias do interior

Itacoatiara

 Até o próximo dia 31 de março de 2017, 32 Promotorias de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) no interior terão serviço de conexão de internet com qualidade suficiente para atender às necessidades do trabalho.

Essas Promotorias que atuavam com conexão mais deficitária estão dentro do projeto da Procuradoria-Geral de Justiça para levar internet de qualidade ao interior. Elas foram contempladas por um contrato celebrado entre o MP-AM e uma empresa especializada em levar banda larga a localidades remotas.

 PGJ 2

"Desde o início de nossa primeira gestão, tínhamos identificado que esse seria um dos grandes gargalos para os colegas com atuação no interior, já que os processos são virtuais. Ao longo da nossa gestão, tivemos uma preocupação em melhorar, em otimizar, e aí atuamos em duas frentes, esta, de imediato, que está sendo concluída, de disponibilizar internet em 32 Promotorias onde tínhamos identificado os maiores problemas de conectividade; e, paralelamente, o Projeto Amazônia Conectada, que também vai fornecer conectividade de alta velocidade, via fibra óptica, ao interior", explicou o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro.

O chefe do Setor de Infraestrutura e Telecomunicações (Siet) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), Carlos Nogueira, explicou que a conectividade em locais remotos é um problema no mundo inteiro e que grandes empresas, como a Google, tentam solucionar.
"A Amazônia é uma dessas localidades remotas do planeta em que a conectividade é muito complicada, a logística é complicada, não temos estradas, assim, a alternativa mais viável é a conexão por meio de satélite", disse Nogueira.

Segundo o diretor da Dtic, Lendro Viana, as Promotorias de Justiça, hoje cobertas pelo sistema em implantação, antes compartilhavam um link de internet com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e operavam com limitações.
"Agora essas Promotorias têm internet com velocidade mais rápida do que tinham antes, elas estão operando bem melhor nesses municípios", comemorou.

Até o momento, a implantação dos equipamentos que viabilizam internet mais veloz já atingiu 23 Promotorias das 32 previstas no projeto, como mostra o mapa abaixo:

 

 

8 mapa amazonas 2017 02

Os municípios em que o MP-AM tem atuação e que não foram contemplados pelo projeto são atendidos, de maneira satisfatória, pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), em convênio com o TJAM.