PGJ participa de solenidade de abertura do ano letivo 2017 da Esmam

Esmam Abertura

O Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, prestigiou, na última sexta-feira, 10 de março, a solenidade que marcou a abertura do ano letivo 2017 da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam).


Além do PGJ, participaram da solenidade o Governador do Estado, José Melo, o diretor da Esmam, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior; a Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-11ª Região), Fabíola Bessa Salmito Lima; o diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-11ª Região), Desembargador do Trabalho David Alves de Mello Junior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy; a diretora cultural da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juíza Lúcia Viana; o coordenador de cursos da Esmam, juiz Paulo Feitoza; e outras autoridades.


Ministrada pelo Desembargador Federal e Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF), Roy Reis Friede, a palestra “O Poder Judiciário do Século XXI e o Preceito Ético da Magistratura” abriu oficialmente as atividades pedagógicas de 2017 da Esmam.


 A palestra e demais ações que deram início ao ano letivo foram realizadas no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira, prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. Um público estimado de 300 pessoas participou do evento.

 De acordo com a direção da Esmam, 2017 deverá contar com mais de 40 atividades pedagógicas, incluindo cursos, palestras, tribunas jurídicas e outras ações voltadas para os magistrados do Amazonas, operadores do Direito, comunidade acadêmica e sociedade em geral.


Comenda


Antes de a palestra ter início, a direção da Esmam outorgou as comendas do Mérito Judiciário e Acadêmico ao Desembargador Roys Reis Friede; à Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Fabíola Bessa Salmito Lima; e ao diretor da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA/OAB-AM), advogado Paulo Trindade.
Instituída em homenagem aos 125 anos do TJAM, por meio do Ato de Administração Conjunta nº 01/2016, a Comenda foi outorgada, em cerimônia realizada no dia 13 de dezembro de 2016, a outras 58 personalidades e instituições que atuam ou atuaram em prol do Judiciário Estadual.


Novo Portal


Durante a abertura do ano acadêmico de 2017, a direção da Esmam também apresentou o novo portal da Escola, que já pode ser acessado no endereço eletrônico http://www2.tjam.jus.br/esmam/.