Membros do MP-AM participam da sistematização de dados para o Diagnóstico Estratégico da instituição
- Criado: Sexta, 10 Fevereiro 2017 14:15
- Publicado: Sexta, 10 Fevereiro 2017 14:15
Os Membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) que compõem o Núcleo de Sistematização do Planejamento Estratégico tiveram uma participação massiva no Workshop promovido pela Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática. O evento encerrado ontem, 9 de fevereiro de 2017, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, gerou ótimas perspectivas entre os quase setenta participantes. A Subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Leda Mara Nascimento Albuquerque, que também recebeu treinamento, destacou o êxito do evento.
“Fundamental para o planejamento dos próximos cinco anos do Ministério Público do Amazonas, a participação dos Procuradores e Promotores neste workshop é, também, motivadora porque reitera o compromisso dos membros com a melhoria da atividade-fim, ou seja, com a melhoria dos serviços prestados à sociedade”, avaliou a Subprocuradora-geral de Justiça.
O Promotor de Justiça Roberto Nogueira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé, falou sobre a importância do Planejamento Estratégico para mostrar a realidade do órgão ministerial no interior do Estado, na perspectiva de melhoria da atividade-meio e consequente melhoria da atividade-fim.
“Em muitas situações, enfrentamos dificuldades que sequer são levadas ao conhecimento da administração superior do MP-AM em função da demanda diária de trabalho. O planejamento Estratégico é uma excelente oportunidade para levar realidade das nossas promotorias, na expectativa de que, com o tempo e dependendo dos recursos, prestarmos um melhor trabalho à sociedade. Somos servidores públicos e nossa obrigação é servir, e muito bem, a sociedade, o nosso patrão, que paga nossos salários”.
Workshop
O workshop Diagnóstico Estratégico teve como objetivo a identificação dos pontos fortes e fracos do sistema, com suas respectivas causas e consequências, além da identificação das oportunidades e ameaças do ambiente, também com suas respectivas causas e impactos na atuação do órgão ministerial. O próximo workshop será nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, e tem por objetivo a consolidação do diagnóstico estratégico, com avaliação das informações, identificação de eventuais incorreções técnicas, preenchimento de lacunas e complementação de lançamentos.
A reunião presencial de trabalho, feita em grupos de doze e com programação pela manhã e à tarde, teve quase setenta participantes ao longo dos três dias de duração. Em reunião, realizada após o workshop, o Grupo de Controle decidiu fazer um levantamento dos setores do MP-AM que não participaram da atividade a fim de disponibilizar o treinamento em nova oportunidade. O Promotor de Justiça Ítalo Klinger Rodrigues do Nascimento assumiu o compromisso de mobilizar os promotores que atuam no interior do Estado. A meta é garantir a participação de todos na elaboração do diagnóstico estratégico do MP-AM.
Brainstorming
O Planejamento Estratégico do MP-AM prevê a realização de um grande evento, no dia 7 de março de 2017, reunindo todos os seus integrantes – membros e servidores – para a elaboração de cenários futuros para o órgão ministerial. O evento é parte das atividades do quarto workshop – Método Delphi aplicado a cenários prospectivos. A participação não é obrigatória e exigirá inscrição, de forma a deixar evidente o caráter voluntário e colaborativo do evento, cujo objetivo é a construção de Cenários Prospectivos para o Planejamento Estratégico do MP-AM.
A análise prospectiva busca identificar quais são os futuros possíveis, no horizonte de tempo definido para o Plano Estratégico, com o objetivo de estabelecer as medidas que vão preparar o MP-AM para o enfrentamento ou aproveitamento desses fatos, e as que possam alterá-los em favor dos interesses da instituição. A análise considera os acontecimentos que estão fora da influência do órgão e que, por isso, não podem ser modificados. E, também, aqueles que cujo impacto pode ser minimizado por meio da construção de alianças estratégicas.