Eleição define membros do CSMP e indica lista tríplice para Corregedor-Geral no MP-AM
- Criado: Quinta, 09 Fevereiro 2017 10:12
- Publicado: Quinta, 09 Fevereiro 2017 10:12
Nesta quarta-feira, 8 de fevereiro, Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) se mobilizaram para a votação que elegeu os 5 membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e definiu a lista tríplice dos candidatos que concorrem ao cargo de Corregedor-Geral para o biênio 2017/2019.
Para as 3 vagas do CSMP destinadas à escolha da classe concorreram a Procuradora de Justiça Liani Mônica Guedes de Freitas Rodrigues (55 votos); o Procurador de Justiça Flávio Ferreira Lopes (44 votos); o Procurador de Justiça Carlos Antônio Ferreira Coêlho(40 votos); a Procuradora de Justiça Maria José Silva de Aquino (37 votos); o Procurador de Justiça José Hamilton Saraiva dos Santos (27 votos) e a Procuradora de Justiça Noeme Tobias de Souza (25 votos).
O resultado na eleição das 2 vagas destinadas aos representantes do Colégio de Procuradores foi: Carlos Antônio Ferreira Coêlho (11 votos); Liani Mônica Guedes de Freitas (11votos); Flávio Ferreira Lopes (8 votos); Maria José Silva de Aquino (04 votos); José Hamilton Saraiva dos Santos (02 votos) e Noeme Tobias de Souza.
O pleito também definiu a lista tríplice para o cargo de Corregedor-Geral. Estão na lista: Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva (17 votos); Procurador de Justiça Mauro Roberto Veras Bezerra (10 votos) e a Procuradora de Justiça Antonina Maria de Castro do Couto Valle (10 votos).
De acordo com a Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos Leda Mara Nascimento Albuquerque, que também presidiu a Comissão Eleitoral, o pleito transcorreu dentro das expectativas da comissão. “É fundamental esse processo porque reflete esse viés democrático da nossa instituição, é a classe participando diretamente do processo. O Corregedor-Geral é aquele que vai exercer o poder de fiscalização sobre as nossas ações de uma forma comprometida e responsável, como tem sido historicamente no Ministério Público, e os nossos conselheiros ajudarão a tomar as decisões que são fundamentais para que a instituição cresça e atue de forma efetiva, então esse é um momento ímpar na história do MP-AM”, destacou a Subprocuradora.
A posse está marcada para a primeira sessão do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Amazonas, em março deste ano.