Técnico da PGR realiza treinamento em movimentação bancária no MP-AM

IMG-20161213-WA0006

O Assessor da Procuradoria-Geral da República, Álvaro Melo Casseb, realizou hoje, 13 de dezembro de 2016, treinamento para a implementação do Sistema de Investigação de Movimentação Bancária (SIMBA) no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O evento, coordenado pelo CAOCRIMO/GAECO, com apoio do CEAF, reuniu mais de 50 participantes, incluindo membros e servidores do órgão ministerial, da Secretaria-Executiva Adjunta de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Seai/SSP) e Ministério Público Federal (PGR-AM), no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo.

Álvaro Melo Casseb atua na Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República, instituição onde o software Simba foi desenvolvido. O palestrante é um dos operadores do sistema que tem por objetivo dar maior celeridade à análise dos procedimentos investigativos que envolvam o afastamento de sigilo bancário dos investigados. O Procurador de Justiça Mauro Veras fez a abertura do evento, destacando a importância do incremento tecnológico no combate à corrupção e desvio de recursos públicos. "N combate à corrução, hoje, já não basta apresentar a denúncia, é preciso trabalhar ativamente na instrução do processo, a fim de garantir a responsabilização criminal dos acusados", declarou o Procurador.

O SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais, disponibilizado aos órgãos governamentais por meio de Acordo de Cooperação Técnica. O sistema agiliza e garante maior eficiência às investigações por meio de transmissão automática, rápida e segura, de informações e todo tipo de dados bancários, como origem e destino das operações, tipos de transações etc.