Membros do MP-AM participam do Mês Nacional do Júri

JURI


Os membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) que atuam junto ao Tribunal do Júri participam das atividades do Mês Nacional do Júri, que teve início ontem, 7 de novembro de 2016, em cerimônia realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. O Mês Nacional do Júri é uma estratégia de mobilização do sistema judiciário brasileiro para agilizar o julgamento de acusados de crimes dolosos contra a vida, ou seja, homicídios e tentativas de homicídio.


Até o fim do mês de novembro, serão julgados 85 processos, incluindo a Capital e 12 Comarcas do interior. Na Capital, cinco membros do MP-AM participam dos julgamentos.


Por recomendação do Comitê Gestor da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), durante o Mês Nacional do Júri, devem ser priorizados os processos relacionados a três tipos de crimes: os responsáveis por homicídios ou tentativas de assassinato que envolvam violência doméstica, violência policial e acusados de crimes decorrentes de confrontos ocorridos dentro ou nos arredores de bares e casas noturnas.