FNCC lança corrente nas redes sociais contra a corrupção

CORRENTE CORRUPÇÃO

 

“O que você faz contra a corrupção?”. Esse é o mote da campanha, de iniciativa do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC), que começa nesta segunda-feira, 10 de outubro, e prossegue até a sexta, dia 14. A campanha, que contará com a participação das unidades do Ministério Público e de órgãos de controle e fiscalização, tem o objetivo de informar aos cidadãos a existência de ferramentas que podem auxiliá-los a combater a corrupção.


A ação será realizada exclusivamente pelo Facebook, com o uso da hashtag #CorrenteContraCorrupção, e na forma de desafio entre as instituições participantes. A primeira postagem foi feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público, que perguntou ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) o que ele faz contra a corrupção. A partir daí, os órgãos respondem à pergunta e passam o desafio adiante.


Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, a qual o FNCC é vinculado, afirmou que “a campanha tem o objetivo de destacar o importante trabalho que vem sendo feito no país contra a corrupção, pelos mais diversos órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil organizada e, especialmente, informar e incentivar os cidadãos que estão indignados com a corrupção sobre as mais diversas iniciativas e instrumentos que estão à disposição de todos para o exercício do controle social. Assim, permite-se uma participação mais ativa dos cidadãos no exercício do poder e na fiscalização do dinheiro público e da atividade dos agentes públicos”.


O público-alvo da campanha são as instituições que atuam na fiscalização e controle, mas qualquer órgão pode aderir à iniciativa. Na segunda etapa da campanha, serão compiladas as ferramentas de combate à corrupção divulgadas pelas instituições e publicadas no site do FNCC.


FNCC


O Fórum Nacional de Combate à Corrupção foi criado pela Portaria CNMP-PRESI Nº 101/2015 com o objetivo de estimular o debate e a construção de iniciativas de prevenção e repressão da corrupção no âmbito do Ministério Público brasileiro em dez diferentes eixos de atuação.


Atualmente, fazem parte da composição do FNCC representantes das 30 unidades do Ministério Público e de cinco órgãos públicos, 17 entidades de controle social e seis instituições de pesquisa e/ou ensino.