Procurador-Geral de Justiça prestigia posse do Presidente do TJAM
- Criado: Terça, 05 Julho 2016 09:17
- Publicado: Terça, 05 Julho 2016 09:17
O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes tomou posse, nesta segunda-feira (4), como novo Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em solenidade que iniciou no fim da tarde desta segunda-feira, no Teatro Amazonas. Na mesma ocasião foram empossados o vice-presidente da instituição, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, e o novo Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Aristóteles Lima Thury.
Pascarelli sucede, na Presidência do TJAM, a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, que dirigiu a Corte no biênio 2014/2016.
O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Fábio Monteiro, compôs a mesa das autoridades presentes. Em seu discurso, o PGJ destacou a biografia do novo Presidente do TJAM quebrando o protocolo. “Um currículo, que por si só, já seria suficiente para atestarmos com antecedência de 2 anos que a administração de Vossa Excelência à frente do TJ, caro amigo Beto, permita-me quebrar o protocolo e lhe chamar assim, em nome da amizade que nutrimos há mais de 20 anos, será um sucesso. E será sucesso porque por onde você passou a marca do êxito foi imposta, no magistério, na Escola da Magistratura, na vida classista, na Justiça Eleitoral e na Corregedoria”, afirmou o Procurador-Geral.
O PGJ ainda desejou sorte ao trio que comandará o judiciário amazonense no próximo biênio: “Em nome do Ministério Público Amazonense, caros amigos, desejo que façam uma administração profícua, fazendo com que a justiça seja célere e justa, dinâmica e eficaz, e que possamos, em conjunto com todas as instituições desse amado estado, servir cada vez mais e melhor a essa população tão ávida de tudo, inclusive de justiça”, disse o PGJ.
Flávio Pascarelli destacou que a sua gestão no TJAM será participativa e democrática, lembrando que o maior desafio hoje é a crise econômica enfrentada no País e que encolheu os recursos em todas as áreas da Administração Pública. “Nosso desafio será prestar a jurisdição com poucos recursos; vamos administrar com muito cuidado e, inicialmente, pretendemos reduzir os gastos entre 10% e 20%”, afirmou o desembargador.
Outra preocupação da nova gestão será o interior do Estado. De acordo com Pascarelli, algumas Comarcas estão sem juízes titulares e com dificuldades relacionadas à infraestrutura. “Vamos analisar os cenários possíveis que nos permitam promover ações visando solucionar ou amenizar as dificuldades existentes para que os servidores possam desenvolver seu trabalho em condições mais adequadas, esse é um dos nossos compromissos”, frisou.
Biografia
Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, o desembargador Flávio Pascarelli ingressou na magistratura estadual em abril de 1984, a partir de quando passou a responder por Varas Cíveis, Criminais, da Fazenda Pública e Eleitoral, e também em Comarcas do interior. Assumiu o cargo de desembargador em 2008 e foi diretor da Escola da Magistratura do Amazonas (Esmam), exercendo ainda atividades de docência em universidades do Estado. No Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), atuou como vice-presidente e corregedor (2010-2012), e depois presidente do órgão. Nos últimos 2 anos foi Corregedor-Geral de Justiça do TJAM.