Reunião entre MP-AM e Susam define melhorias no atendimento a pacientes renais

DSC02436

 

Nesta segunda-feira, 27 de junho, durante uma reunião entre a Promotora de Justiça Silvana Nobre, titular da 58ªa Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, e o Secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias, foram definidas novas medidas para melhorar o serviço de atendimento aos pacientes renais crônicos no Amazonas.

O encontro foi realizado na sede do Ministério Público do Estado. De acordo com o Secretário da Susam, não haverá paralisação no serviço de hemodiálise oferecido aos pacientes devido à saída da Clínica Renal de Manaus do sistema.

O contrato com a clínica  não terá continuidade, mas já há um plano para remanejamento do serviço. A operação será transferida para o hospital Adriano Jorge. O número de vagas para as sessões de hemodiálise na unidade hospitalar deve ser ampliado de 67 para 96 até o fim de junho, e saltar para 144 vagas até o fim de julho, podendo chegar a 300 vagas ao fim deste ano.  

Também ficou acordada a reativação dos transplantes de rins no Hospital Santa Júlia. As cirurgias para o procedimento estavam suspensas desde março deste ano.

Dentro do pacote de medidas também estão a criação de um “link” na página virtual da Susam para que os pacientes acompanhem e tenham acesso a informações sobre o serviço, e uma reunião agendada para o próximo dia 1º de julho, na qual estarão presentes a equipe técnica da Susam e médicos nefrologistas, para elaborar proposta de serviço especializado de nefrologia a crianças que são pacientes renais crônicos. “Essa reunião teve o objetivo de rever alguns pontos do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que o Estado não vem cumprindo e, a partir dessas reuniões, vamos formatar algumas medidas que ficaram fora do TAC, como o atendimento especializado às crianças.  Essas novas medidas estão em planejamento para tornar o serviço mais eficiente”, afirmou a Promotora de Justiça.   

Ainda segundo a Promotora, uma reunião já está agendada com representantes da Associação dos Pacientes Renais Crônicos para esta terça-feira, 28 de junho, na sede do MP-AM. A ideia é apresentar as mudanças no serviço aos pacientes.