CNPG e Ministério da Justiça e Cidadania estreitam relação institucional

REUNIÃO CNPG MJ

O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Lauro Machado Nogueira, acompanhado de 14 procuradores-gerais de Justiça estaduais e dos representantes do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar, estiveram reunidos nesta terça-feira  (14/6) no Ministério da Justiça e Cidadania com o ministro Alexandre de Moraes.

A reunião, solicitada pelo Ministério da Justiça e Cidadania, teve o objetivo de buscar parcerias entre a nova administração e o Ministério Público brasileiro. Foram discutidos assuntos de interesse institucional e o principal ponto foi a proposição, pelo ministro, da criação de um núcleo de combate à criminalidade e corrupção no âmbito do Ministério da Justiça, para o qual o CNPG indicará quatro membros de seu colegiado.

A ideia, segundo Alexandre de Moraes, que também já foi membro do MP, é que este núcleo faça a análise de propostas legislativas e procedimentos de combate à corrupção. Para o ministro, ninguém é melhor para tratar a questão do combate à corrupção do que o Ministério Público. “Se conseguirmos que o MP entre de cabeça neste projeto, teremos avanços consideráveis”, afirmou o Ministro.  Ele também agradeceu a presença marcante de tantos procuradores-gerais ao encontro.

O Doutor Lauro Nogueira, destacou a oportunidade da iniciativa do Ministério, pois o Ministério Público dos estados não estava na pauta do governo há muito tempo. “É fundamental essa integração e discussão para que, por meio da construção coletiva, busquemos o fortalecimento institucional”, disse o Presidente do CNPG. Ele ainda mostrou a preocupação do MP com algumas propostas legislativas que tramitam no Congresso Nacional, tais com o projeto que trata do inquérito civil e do Código de Processo Penal, entre outras.

Em seguida, a palavra foi aberta aos procuradores-gerais, que apresentaram ideias, propostas de projetos e melhorias na atuação em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania. Todos reconheceram a iniciativa de Alexandre de Mores nesta aproximação com o MP e se colocaram à disposição para o imenso desafio que se mostra à frente. A proposta de indicação de membros do CNPG para integrar o núcleo a ser criado pelo Ministério da Justiça será discutida pelo colegiado. 

(Com informações da Assessoria do CNPG)