Justiça julga prefeito de Tefé

Foto-prefeitura Tefé
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) deve julgar, nesta terça-feira (7), o Processo nº 0001214-82.2016.8.04.0000, que trata da denúncia de desvio de dinheiro público cometido pelo prefeito de Tefé, Jucimar de Oliveira Veloso. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) em 2013.

Na denúncia, o MP-AM sustenta que, em seu primeiro mandato, entre 2011 e 2012, o prefeito Jucimar Veloso, também conhecido como ‘Papi’, dispensou licitação fora das hipóteses previstas em lei para aquisição de bens no valor de R$ 164,538 mil. Também consta no processo que Jucimar desviou da prefeitura para o frigorífico de peixes de sua propriedade, três aparelhos condicionadores de ar, adquiridos pelo valor de R$ 11,670 mil para uso no hospital de Tefé.

Em sua defesa, Jucimar Veloso alega que os aparelhos foram entregues ao Hospital Regional e à Clínica Municipal São Miguel, mas teriam sido retirados de lá pela empresa fornecedora dos equipamentos, Infoprint Informática, devido a atrasos no pagamento. Sobre a falta de licitação, o prefeito explicou que a aquisição foi feita dentro da lei, durante ‘situação de emergência’ decretada em razão da cheia no município. O prefeito será julgado pelo crime de improbidade administrativa.

Jucimar Veloso assumiu a Prefeitura de Tefé em 29 de agosto de 2014, substituindo Antenor Paz, que teve o mandato cassado. Veloso, que perdeu a eleição em 2012, entrou com mandado na Justiça Eleitoral contra Paz por abuso de poder econômico e compra de votos.