Eleições Municipais: MP-AM e MPF reforçam parceria para fiscalizar o pleito 2016

pgj - procurador federal para o portal

 

Na manhã desta quinta-feira, 17 de março, o Procurador-Geral de Justiça do MP-AM Fábio Monteiro, e o Procurador Regional Eleitoral do MPF Victor Riccely Lins Santos, se reuniram , na sede do Ministério Público do Estado, para tratar sobre a atuação dos MPs nas eleições municipais deste ano.

O Procurador de Justiça Públio Caio Bessa Cyrino, que coordena o Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (CAO-PE), participou da reunião.

Durante o encontro foram traçadas estratégias para que os dois órgãos ministeriais trabalhem de forma coordenada e preventiva na Capital e no interior do Amazonas.

Para o PGJ , se antecipar e tomar as providências necessárias, facilitará o trabalho de fiscalização do pleito. “O objetivo é atuar primeiro com orientação e prevenção para que, sendo necessário, tomemos as atitudes para reprimir quem praticar crime eleitoral. A visita do Procurador Eleitoral é importante para afinarmos os discursos entre as instituições que visam a atividade ministerial eficiente nessas eleições”, destacou.   

De acordo com o Procurador Regional Eleitoral, é importante esse diálogo para que o processo  transcorra dentro da maior normalidade possível. ”Isso faz com que os Ministérios Públicos tenham uma atuação conjunta e previamente estabeleçam diretrizes, afim de permitir que os Promotores saibam o posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral e possam atuar de forma consciente e coordenada ”, disse.

Segundo o Coordenador do CAO-PE Públio Caio, o PGJ  anunciou que vai criar uma força tarefa dentro do Centro de Apoio Operacional para apoiar os Promotores que vão atuar no pleito.”Alguns servidores, técnicos qualificados, serão designados para darmos um suporte maior aos Promotores, que terão um calendário eleitoral apertado e com prazos muito exíguos para promover determinadas ações e tomar medidas necessárias, mas estamos confiantes que as eleições vão acontecer com tranquilidade e o Ministério Público já se prepara para isso”, afirma o Procurador.


Seminário

Durante a reunião, também foi definida a realização do Seminário Eleitoral, nos dias 31 de março e 1º de Abril, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AM. O evento vai reunir especialistas no assunto, e vai ter como tema central, a minireforma eleitoral . “Já servirá para uniformizarmos entendimentos sobre a lei e, assim, facilitar a atuação do Ministério Público, disse o PGJ.