MP-AM apoia lançamento do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos

dossie abrasco1

O Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos, será lançado em Manaus, na próxima sexta-feira, 19 de fevereiro durante a cerimônia de instalação do Fórum de combate aos impactos dos agrotóxicos no Amazonas. A solenidade vai acontecer no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Amazonas.


O Dossiê está sendo lançado em todo o Brasil . O documento defende a agroecologia e a reforma agrária como caminhos para racionalizar o uso de agrotóxicos e tornar o Brasil um país mais saudável.


 A obra evidencia contaminações e cada capítulo encerra com dez proposições, como proibir os agrotóxicos banidos em outros países e a suspensão das isenções tributárias. Desde 2008 o consumo de agrotóxicos vem aumentando, 86% está em apenas seis culturas embora a pulverização aérea contamine outros cultivos e recursos naturais.


A publicação, com mais de 600 páginas, colorida e ilustrada, reúne as três partes revisadas do Dossiê Abrasco lançadas ao longo de 2012, além de uma quarta parte inédita intitulada “A crise do paradigma do agronegócio e as lutas pela agroecologia”. O livro é uma co-edição da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e da editora Expressão Popular.


Este capítulo inédito, concluído em outubro de 2014, foi dedicado à atualização de acontecimentos marcantes, estudos e decisões políticas, com informações que envolvem os agrotóxicos, as lutas pela redução dessas substâncias e pela superação do modelo de agricultura químico-dependente do agronegócio. A leitura desse cenário mais recente revela que a situação do país em relação aos agrotóxicos está ainda mais grave e que a correlação de forças no campo social propicia desafios maiores. O consumo de venenos agrícolas cresce ano após ano, está em curso um processo de desregulamentação do uso de agrotóxicos no país.


Não é por falta de confirmação dos efeitos nocivos à saúde e ao ambiente que a grave situação de uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil não é revertida. O livro reúne informações de centenas de trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais que revelam evidências científicas e correlação direta entre uso de agrotóxicos e problemas de saúde.


Fórum


O lançamento do Dossiê  Abrasco reforça e complementa a instalação do Fórum de combate aos impactos dos Agrotóxicos no Amazonas que será coordenado pelo Ministério Público do Amazonas  em conjunto com os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho. A coordenação geral dos trabalhos está sob a responsabilidade da Promotora de Justiça do MP-AM, Aurely Pereira de Freitas, tem como Coordenador Adjunto o Procurador da República, Rafael da Silva Rocha e o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, como Secretário Executivo.

A solenidade de abertura do Fórum inicia às 8:30h e contará com a apresentação de duas palestras sobre o tema. O Engenheiro Agrônomo, Márcio Menezes, Coordenador da Rede Maniva de Agroecologia falará sobre a Agroecologia no Contexto Amazônico. O tema “Agrotóxicos no Brasil: Impactos à saúde, Prevenção e Controle” será abordado pelo Pesquisador da Fiocruz, Luiz Cláudio Meireles, do Rio de Janeiro.