Novo Plano de Comunicação Organizacional é apresentado às Diretorias do MPE

Desenvolver um sistema comunicativo eficiente para os públicos interno e externo é o foco principal

Na tarde desta segunda-feira, 13, em reunião com os diretores do Ministério Público Estadual, foi apresentado o novo Plano Estratégico de Comunicação Organizacional da instituição. O objetivo é estabelecer e manter um relacionamento efetivo com os públicos do MPE com a reestruturação do setor de comunicação.

O novo Plano foi elaborado pelas professoras de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Aline Lira e Célia Carvalho, por meio do convênio entre o Ministério Público e a Instituição de ensino para o Plano Estratégico Institucional do MPE.

Participaram da reunião o Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Dr. Edilson Martins, a Diretora Geral, Adelina Parente, a Diretora Administrativa, Vivian Lopes, a Diretora de Orçamentos e Finanças, Drª Heliane Nogueira, o Diretor de Planejamento, Edinaldo Carvalho, a Diretora de Tecnologia, Fabíola Borges, a Assessora de Imprensa do MPE, Danielle Sena, e o chefe da assistência de Segurança Institucional, Major Júlio Sérgio Costa.

De acordo com as professoras, foi realizado um diagnóstico da imagem do Ministério Público e a partir deste foram feitas análises e recomendações sobre aspectos como infraestrutura, cultura organizacional, missão, visão e valores, entre outros. Dentre estes aspectos, foram frisados pontos relevantes para que o público tanto externo como interno, compreenda de imediato o papel do Ministério Público na sociedade e o que o órgão está realizando perante a mesma.

No diagnóstico de Comunicação, foram destacados os instrumentos comunicativos do MPE, como o site institucional, o informativo interno, a revista, a intranet e o quadro de avisos para que sejam reestruturados para uma melhoria na troca de informações entre a instituição e os seus públicos.

Quanto ao setor de Comunicação do MP, a reestruturação tem como objetivo principal atender de forma completa as necessidades comunicativas do órgão, fortalecendo a comunicação entre o MPE e a sociedade, tornando públicas suas ações, atribuindo o grau de importância, credibilidade e relevância.

O novo Plano de Comunicação Organizacional também propõe uma relação mais próxima com a sociedade por meio da mais nova ferramenta comunicativa na sociedade, entre as diversas classes sociais, o Twitter, com atualização rápida de informações sobre o Ministério Público, além de campanha institucional, exposições, programas de rádio e videorreportagens.