Procuradora de Justiça é condecorada com medalha da Ordem do Mérito Legislativo

PRESIDENTE_DISCURSA-EM1-677x368.jpg

 

Na última quinta-feira, a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Antonina Maria de Castro do Couto Valle, foi condecorada com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo.

Como definido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na abertura da solenidade, o “espírito democrático” do parlamento estadual permitiu a condecoração de 26 personalidades regionais e nacionais com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, na noite da última quinta-feira (10). A medalha é concedida a personalidades que se destacaram em todo o ano de 2015 por relevantes serviços desenvolvidos em suas áreas de atuação. O evento foi realizado no auditório Belarmino Lins, com a presença de autoridades civis e militares.

Ao abrir a solenidade, o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), disse que o reconhecimento é a melhor forma de incentivar a continuidade de trabalhos relevantes para a sociedade. “Temos a oportunidade de dizer à sociedade amazonense que essas pessoas fizeram um bom trabalho, e que continuam fazendo um bom trabalho, de forma que isso sirva de estímulo para a continuidade. Para que demais companheiros e companheiras possam servir como exemplo em suas ações”, afirmou.

Os profissionais homenageados foram indicados pelos 24 deputados estaduais, além de um indicado pela Mesa Diretora da Aleam, e um indicado pelo Conselho da Ordem do Mérito Legislativo, e representam diversos segmentos da sociedade como professores, militares, funcionários públicos, profissionais da saúde, artistas e empresários.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mário Mello, um dos condecorados com a medalha, sob indicação do Conselho da Ordem, discursou em nome de todos os homenageados, e agradeceu pelo reconhecimento, convocando a continuidade do trabalho realizado por cada homenageado.

A medalha do Mérito Legislativo foi criada em 2002 e é concedida todos os anos a cidadãos que desempenharam relevantes serviços vinculados ao interesse público.

 

antonina_imagem.jpg

 

Biografia da Procuradora de Justiça Antonina do Couto Valle


Graduou-se em Direito pela UFAM e Pós-Graduação pela Universidade Cândido Mendes e UFAM;

Aos 21 anos ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas por concurso público de provas e títulos no cargo de Promotora de Justiça de 1ª Entrância pelo Decreto governamental;

Exerceu suas atribuições nas comarcas dos Municípios de Borba, Pauini, Nova Olinda do Norte, Fonte Boa e Tefé;

Atuou no Gabinete de Assuntos Jurídicos e Institucionais, Secretaria-Geral, Chefia de Gabinete, Corregedoria-Geral, Promotoria Eleitoral, na 38ª Promotoria de Família e Sucessões, dentre outras;

 Hoje exerce o cargo de Procuradora de Justiça do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Amazonas e é Conselheira eleita para o Colendo Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas.