Audiência Pública do MPEduc reúne mais de 900 pessoas em Parintins

criasescsinpecao

 

A audiência pública realizada no dia 2 de dezembro de 2015 dentro do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), em Parintins, teve participação massiva da população e expôs os problemas mais graves da educação no município. O MPEduc é uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e o Ministério Público Federal (MPF) e, em 2015, já percorreu os municípios de Ipixuna, Rio Preto da Eva, Tefé e Guajará. Na quinta audiência pública do ano, mais de 900 pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo Elias Assayag, no bairro Palmares, para tratar de problemas e caminhos para a educação.

A Promotora de Justiça Yara Rebeca Albuquerque Marinho, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Parintins, disse que 30 pessoas se manifestaram publicamente e denunciaram diversos problemas da educação no município, como a falta de fardamento escolar, de merenda, transporte escolar precário, escolas aguardando reformas, entre outros assuntos.

Dentre as falhas apontadas pelos parintinenses, o tema que foi mais debatido e que ganhou maior visibilidade foi a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, que, de acordo com a Promotora, é um dos fatores de maior preocupação. Segundo ela, as escolas de Parintins, mesmo as localizadas na área urbana, não têm estrutura de acessibilidade para os alunos com esse tipo de problema.

Junto a isso, foi muito falado também sobre quais os motivos dos baixos Índices de Desenvolvimento da Educação no município.

Vamos continuar com as inspeções nas escolas da área urbana e na zona rural do município durante a semana. Após o levantamento das maiores demandas, será marcada outra audiência pública, dentro de alguns meses, na qual tomaremos as medidas e recomendações do MP para a melhoria da educação em Parintins”, disse a Promotora.