MP-AM é condecorado com Medalha do Mérito Eleitoral
- Criado: Terça, 01 Dezembro 2015 10:53
- Publicado: Terça, 01 Dezembro 2015 10:53
O Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, recebeu na noite desta segunda-feira, 30 de novembro, a Comenda do Mérito Eleitoral representando o Ministério Público do Amazonas, uma das instituições homenageadas pela Corte Eleitoral em sessão solene realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.
A cerimônia aconteceu no novo plenário e foi prestigiada por uma plateia composta por juízes e promotores que atuam na justiça eleitoral, pelo Governador do Estado do Amazonas, José Melo de Oliveira, o Prefeito de Manaus Artur Neto, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desembargadores, conselheiros do TCE, advogados que militam na Justiça Eleitoral, parlamentares, jornalistas e servidores do Tribunal. O Presidente do TSE, Ministro Dias Toffoli, veio de Brasília e presidiu a sessão.
A presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes, destacou o papel das instituições e personalidades condecoradas : ”Quero dizer a todos aqueles que foram agraciados, que a Justiça eleitoral nada mais fez do que um gesto justo. Os senhores possibilitaram que tivéssemos as eleições, consideradas por muitos, uma das mais tranquilas que já tivemos, fruto do empenho dos magistrados, dos membros do Ministério Público, dos órgãos que foram aqui representados e que formaram o Gabinete de Gestão Integrada, a partir do qual dividimos as responsabilidades e decisões”.
De acordo com o PGJ, a homenagem é importante para quem atua pelo MP-AM na eleição, que são os Promotores de Justiça em última instância, um trabalho prestado com muita dificuldade, principalmente no interior do Estado. “ Essa Comenda outorgada pelo TRE é uma grande honra, é o reconhecimento da dedicação dos colegas, então estamos muito lisonjeados”, disse.
Promotores de Justiça que atuam na área eleitoral e assistiram à solenidade também destacaram a condecoração. “É um reconhecimento para a instituição, que tem atuação no âmbito eleitoral e é uma atuação muito marcante, muito presente”, afirmou a Doutora Luciana Toledo.
foto:Edmar Barros
“O Tribunal Regional Eleitoral tá reconhecendo o MP pelos relevantes serviços prestados no curso das eleições, tanto na preparação quanto durante o pleito, essa homenagem vem em boa hora”, disse o Promotor Jorge Veloso.
A comenda
A Comenda, instituída pela Resolução nº 9 de 2010, destina-se a homenagear personalidades e entidades que por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, mereçam a especial distinção. A outorga é decidida mediante um processo individual e por indicação do presidente, vice-presidente e outros juízes membros da Corte Eleitoral, que partem do pressuposto de que a contribuição de autoridades e entidades feita à sociedade, através da Justiça Eleitoral, deve ser reconhecida por meio da concessão anual desta comenda.