Violência obstétrica será debatida em audiência promovida pelo MPF e MP/AM

Banner Web-AudienciaViolenciaObstetrica-600x120

 


O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) promoverão uma audiência pública sobre o tema violência obstétrica, que se caracteriza por práticas que violam a dignidade da pessoa humana e, mesmo, a integridade física de grávidas e seus filhos. A audiência será realizada no dia 23 de novembro, às 10h, no auditório do prédio anexo do MPF/AM, na avenida Ephigênio Salles, nº 1570, Aleixo. O evento é uma estratégia  para dar visibilidade aos direitos das mulheres durante a gravidez e o parto e para ouvir relatos de vítimas de violação destes direitos.

A audiência será presidida pelas Procuradoras da República Bruna Menezes e Tatiana Dornelles e pela Promotora de Justiça Cláudia Câmara, titular da 54ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP).

As situações de violação de direitos na hora do parto podem incluir agressão verbal ou física por parte do profissional de saúde, deixar de oferecer algum procedimento que alivie a dor, negar o atendimento à paciente ou não informar à mulher sobre algum procedimento médico que será realizado. Agendar cesárea sem recomendação, baseando-se apenas no interesse e conveniência do médico, também é uma forma de violência obstétrica bastante comum que precisa ser combatida.

Os interessados em participar da audiência poderão se inscrever no evento por meio dos telefones (92) 2129-4682/4701. O edital de convocação completo pode ser consultado aqui.