PGJ participa de posse de Procurador e exalta parcerias com o MPF

O Procurador Geral de Justiça (PGJ), Carlos Fábio Braga Monteiro, participou na manhã de ontem, da posse dos Procuradores da República Edmílson da Costa Barreiros Júnior e Marisa Varotto Ferrari, nos cargos de Procurador-Chefe e Procuradora-Chefe substituta, respectivamente, da Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM). A cerimônia ocorreu no prédio anexo do órgão no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

A Procuradora da República Tatiana Dornelles deixa a função após dois anos à frente da Procuradoria da República. O Procurador Geral de Justiça do Amazonas, Fábio Monteiro, destacou o empenho da Procuradora a frente do MPF e as parcerias do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) firmadas com o órgão, em várias ações. Ele lembrou ainda que o Procurador Edmílson Barreiros é egresso do MP-AM. “O trabalho dos dois órgãos foi muito profícuo durante a gestão da Doutora Tatiana e acredito que o Doutor Edmílson dará continuidade ao trabalho dela, pois sempre foi parceiro e para nós, não se trata de ações distintas do MPF e o MP-AM, pois vemos tudo como ações do MP brasileiro. Fico muito feliz que ele, como um egresso do MP-AM, retorne ao comando do MPF”, disse o PGJ.

Estiveram presentes ao evento, ainda, o governador do Amazonas, José Melo, o senador Omar Aziz, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes além de autoridades representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Amazonas, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e membros do próprio Ministério Público Federal (MPF).

Entre as parcerias firmadas entre os dois órgãos, durante a gestão da Doutora Tatiana Dornelles que merece destaque, está o programa Ministério Público pela Educação, o MPEduc, que atua em municípios do Amazonas, assim como ocorre em todo o País, que obtiveram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, buscando levantar as condições da Educação Básica e apontando possíveis soluções, junto de gestores e da comunidade envolvida.

A doutora Tatiana Dornelles fez um discurso de despedida se dizendo apaixonada pelo Amazonas. Ela disse que descobriu as diferenças do Estado palmilhando o interior, nas ações do MPF, quando pôde ver de perto as riqueza naturais e toda a sua exuberância contrastando com a vida, muitas vezes difícil, do homem do interior e  ressaltou a necessidade de continuidade da parceria do órgão com o Estado e o Município. Ela agradeceu à família e aos demais servidores, denominando alguns deles, e o próprio sucessor, que ela disse ter sido atuante e participativo em muitos dos principais projetos do MPF. A ex-Procuradora Chefe segue, agora, para a Procuradoria da República do Estado do Pará.

Em seu discurso, o Procurador Chefe do MPF, Edmilson Barreiros afirmou que dará  continuidade aos projetos iniciados na gestão da colega e, também, da necessidade de firmar novas parcerias com o MP-AM, principalmente no interior do Amazonas. Barreiros é um dos poucos Procuradores da República amazonense, nascido e criado em Manaus. Ele ressaltou ainda a necessidade de o MPF atuar da interiorização do órgão no Amazonas.