Santo Antônio do Içá - MP-AM discute precariedade de energia

SAI
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio de Içá (1ªPJ/SAI), realizará, no dia 9 de outubro, sexta-feira, audiência pública com o tema “A qualidade da prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica na Cidade de Santo Antônio do Içá”. A reunião acontecerá no Centro Cultural Frei Reinaldo, localizado ao lado da Igreja Católica, Centro da Cidade
O evento é aberto à população e será presidido pelo titular da 1ªPJ/SAI, Promotor de Justiça José Augusto Palheta Taveira Júnior. Além de representantes da comunidade, estarão presentes o Diretor-Presidente e a Líder de Gestão da Eletrobrás Amazonas Energia, as empresas de grupos geradores responsáveis pelo abastecimento de energia local RJ Engenharia Ltda, Aggreko e Oliveira Energia Ltda. Também participarão órgãos representantes da defesa ao consumidor, como a Defensoria Pública/AM, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Comissão de Defesa do Consumidor).
A audiência visa discutir junto à população de Santo Antônio do Içá a precariedade no abastecimento de energia, além das constantes interrupções que os moradores do município estão enfrentando ultimamente. Os relatos e as queixas da população serão analisadas sob a visão dos especialistas e representantes das concessionárias, para que medidas de enfrentamento dos problemas venham a ser adotadas.
Os interessados em participar poderão realizar sua inscrição às 8h, no local da audiência. Os debates terão início às 8:30h e se encerrarão ao meio dia, com os devidos encaminhamentos, pelo Promotor de Justiça responsável pelo evento.
Segundo o titular da 1ªPJ/SAI, os consumidores de energia já vêm enfrentando este problema há algum tempo. "A população de Santo Antônio do Içá vem sofrendo com constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica há muito tempo. Em diversas vistorias realizadas por mim, foi possível constatar que os grupos geradores utilizados para gerar energia na cidade são velhos, obsoletos e não atendem à demanda do Município. Esses equipamentos frequentemente param de funcionar por problemas técnicos e até mesmo os grupos geradores de reserva, que deveriam operar na falta dos principais, não funcionam, por também apresentarem problemas, prejudicando os consumidores que, atualmente, sofrem com o racionamento de energia", relatou o promotor José Augusto Palheta.
O evento será transmitido por um programa de rádio local que abrange a cidade e zona rural do Município. 


Programação:
8h – 8h30min: Inscrição; 
8h30min – 9h30min: Manifestação dos representantes das empresas convidadas para apresentar informações; 
9h30min – 9h40min: Apresentação dos objetivos da audiência; 
9h40min – 10h30min: Discussão do tema com as autoridades; 
10h30min – 11h: Discussão do tema com representantes da sociedade civil; 
11h – 11h30min: Manifestação dos presentes inscritos; 
11h30m – 12h: Deliberações da audiência pública; 
12h: Encerramento.