Escolas da sede de Ipixuna recebem inspeção do MPEduc

escolajks

O projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), do Ministério Público Federal (MPF) em parceria com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) está, hoje, no quarto dia de sua visita a cidade de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus, em linha reta). Durante a manhã e parte da tarde, a Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do MPF no Amazonas, Bruna Menezes da Silva e o Promotor de Justiça titular do Município de Ipixuna, Iranilson de Araújo Ribeiro, e equipe de apoio estiveram visitando as unidades educacionais situadas na sede do Município e constataram, conforme o Promotor de Justiça, falta de merenda escolar, precariedade na estrutura e falta de pessoal.

A situação das escolas na sede de Ipixuna é melhor que as da Zona Rural. A esquipe do MPEduc esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Lígia de Oliveira. No local, verificou-se falta de nutricionista para elaborar o cardápio da merenda escolar e a constante interrupção no fornecimento de água, o que complica na elaboração das refeições.

A Escola Municipal Juscelino Kubistcheck, onde estudam 491 alunos entre os três turnos, sendo que de noite há aulas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é a melhor entre as unidades educacionais visitadas pelos Doutores Iranilson Ribeiro e Bruna Menezes, durante o dia de hoje. A escola possui poço artesiano, uma biblioteca e uma pequena horta, apesar de ainda não produzir alimentos para consumo dos alunos. Apesar disso, há, no local, oito salas sem regrigeração. Não há sequer ventiladores.

A limpeza, a falta de livros e de fardamento foram alguns dos principais problemas levantados pela visita, na Escola Estadual Castelo Branco. “Eles receberam camisas do fardamento agora, em agosto”, declarou o Promotor de Justiça. Ainda de acordo com ele, a escola, onde estudam 333 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, recebeu, apenas uma vez, um serviço de limpeza, mesmo havendo uma empresa contratada para o serviço. Outro problema sério encontrado no local está relacionado à estrutura. A equipe do MPEduc verificou lampadas com fios expostos, assim como nos interruptores de energia elétrica.

Fotodequinta

Audiência deve atrair bom público
Hoje à noite, o projeto MPEduc realiza, em Ipixuna, uma Audiência Pública que deve contar com a participação de gestores, professores, alunos, pais de alunos e comunidade em geral. A expectativa dos organizadores é de que o público se faça presente para denunciar os problemas da Educação em Ipixuna, debater os casos e propor soluções.

Para relembrar, o Município de Ipixuna foi escolhido para receber as ações do MPEduc por apresentar um baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado. O objetivo do projeto é identificar os motivos do baixo Ideb; acompanhar a execução das políticas públicas na área da Educação e a adequada destinação dos recursos públicos; verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação; levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito a uma educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente ofertado.