Valorização do ser humano é destaque no Fórum Nacional de Gestão do CNMP
- Criado: Terça, 08 Setembro 2015 13:31
- Publicado: Terça, 08 Setembro 2015 13:31
A valorização do ser humano foi o tema em destaque na 2ª Reunião Ordinária 2015 do Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público. Logo na abertura do evento, ocorrido em Brasília nos dias 3 e 4 de setembro de 2015, após receber do Corregedor Nacional do CNMP, Doutor Cláudio Portela, o relatório de atividades da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), o novo presidente da Comissão, Conselheiro Orlando Rochadel apresentou os pilares da sua gestão.
Lembrando que os administradores devem agir com base no princípio da eficiência, o Doutor Orlando Rochadel pediu que os grupos de trabalho verificassem a existência de unidades autônomas de planejamento estratégico nos MPs, destacando a importância e a necessidade de maior preocupação com o quociente físico, psíquico, emocional e espiritual de membros e servidores. "Vivemos uma epidemia de depressão e devemos cuidar daqueles para quem planejamos", observou.
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) participou do evento, com uma equipe liderada pela Secretária-Geral, Promotora de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, e composto por diretores e servidores. Atendendo à recomendação do novo presidente da CPE, a Diretoria de Planejamento do MP-AM, sob comando do Doutor em Desenvolvimento Socioambiental e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação, José Alberto da Costa Machado já está providenciando a implantação do gerenciamento estratégico no órgão ministerial amazonense.
Conselho Consultivo
Durante o evento, foi anunciada a criação do Conselho Consultivo da CPE, composto por cinco membros e presidido pelo ex-Coordenador-Geral do FNG, Doutor Jairo Cruz. O Conselho deve atuar recebendo ideias e deliberando sobre temas de relevância e interesse do FNG e da CPE. O FNG passa a ser Coordenado pelo Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul, Doutor Paulo Roberto Ishikawa.
Além do Doutor Paulo Ishikawa (MP/MS), o conselho consultivo terá, como membros natos, o Promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira (MP/MG), o Procurador de Justiça Bruno Galati (MP/PR), a Subprocuradora-Geral de Justiça Ana Cristina Cusin Petrucci (MP/RS) e o Subprocurador-Geral de Justiça Rodney da Silva (MP/GO).
A membro auxiliar da CPE, Ludmila Reis Brito Lopes, apresentou o portal do FNG, que está hospedado no novo portal do CNMP e deve entrar no ar no próximo dia 14 de setembro. No portal estarão disponíveis informações sobre histórico do Fórum Nacional de Gestão, além de atos, normas, comunicados, agenda, publicações e listas de discussões de todos os seus comitês. Seu objetivo é garantir transparência aos temas discutidos, analisados e deliberados no âmbito do Fórum Nacional de Gestão.
Deliberações
Ao final da reunião, foram apresentadas as deliberações dos comitês de Políticas de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação, além do Grupo dos Representantes da Administração Superior. O relatório será enviado às unidades do Ministério Público, por meio de Comunicado da CPE, na próxima quarta-feira, 9 de setembro de 2015.