Policiais lotados no MP-AM recebem instrução sobre Segurança de Autoridades

para slade da materia tratada

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por intermédio de sua Assessoria de Segurança Institucional, realizou na tarde de ontem, dia 1º de setembro de 2015, mais uma palestra no sentido de qualificar e aprimorar os conhecimentos dos 39 policiais militares que fazem o assessoramento de segurança na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). A palestra “Segurança de Autoridades” foi proferida pelo capitão da Polícia Militar do Amazonas, Laércio Arnt, comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), grupo de elite da PMAM.

O major da PMAM, Algenor Teixeira, chefe da Assessoria de Segurança  Institucional do MP-AM, esclareceu que a palestra de ontem, assim como a primeira delas, ocorrida no dia 21 de julho passado, de “Instrução de Busca e Localização de Artefatos Explosivos”, tendo como público-alvo, também, os policiais da Assessoria, fazem parte da meta estabelecida pelo Procurador-Geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro, de qualificar o efetivo. “ É muito gratificante poder dotar o pessoal de conhecimentos. Com a qualificação do policial, quem ganha é a sociedade. Além disso, o policial que hoje compõe a Assessoria terá uma qualificação que pode fazer com que ele permaneça no órgão, visto que a escolha é por manter o policial tecnicamente preparado”, afirmou o major.

Durante a palestra, o Capitão Arnt, mostrou, em slides, como é que o segurança de autoridades deve comportar-se durante o trabalho, apontando as técnicas, as formas de atuação, a posição do agente  durante uma escolta a pé, falando da necessidade de o agente estar sempre atento à movimentação ao redor, exaltando, sobretudo, a importância de o profissional, também, orientar a autoridade sobre a forma como ela deve comportar-se, em local público e que ameace a sua integridade física.

Cursopm1

O comandante da COE, durante a palestra, explicou, inclusive, como deve atuar o agente que estiver fazendo, sozinho, a escolta de uma autoridade. “O segurança, deve posicionar-se na retaguarda da autoridade, de forma que ele possa inclinar a cabeça da autoridade, para frente, e tirá-la do local em risco. Temos ainda, como proceder desta forma e, com uma das mãos, sacar a arma e revidar os tiros, no caso de um ataque a tiros”, afirmou o Capitão, exemplificando a ação com a ajuda de um soldado da PM, se passando como autoridade. O capitão alertou sobre a questão do revide, que, num caso de o ataque ter partido de alguém dentro de uma multidão, o agente deve preocupar-se em tirar a autoridade do local e não revidar os tiros, pois corre o risco de atingir um popular inocente. "Certamente acarretará problemas para o agente", disse.

Também utilizando parte dos policiais presentes, o Capitão Arnt mostrou como é feita uma segurança utilizando um trio de seguranças e, ainda, com quatro seguranças, na escolta a pé. Em uma das partes do curso, ele mostrou também, o uso de mais seguranças na posição que é denominada “diamante” e alertou os policiais sobre em caso de atuar na segurança de um vip, uma pessoa famosa, um artista, por exemplo. “O segurança vip ou de autoridade, no caso de uma pessoa famosa, jamais deve posicionar-se, por exemplo, entre a autoridade a quem ele serve e as câmeras fotográficas e de TV, entre a autoridade e a imprensa, pois ele deve ter consciência que aquela autoridade necessita do contato com a mídia, pois, algumas vezes, é disso que a ”, afirmou o Capitão Arnt.

Conforme o major Algenor, a palestra de ontem foi a segunda feita pela Procuradoria Geral de Justiça, mas ele alertou que, antes, entre as duas palestras, a Assessoria realizou uma aula prática de Instrução de Tiro, em um Estande fora da sede do MP-AM, que ele afirma que serão feitas outras atividades do tipo.

A palestra de ontem, assim como a primeira, aconteceu no Auditório Procurador de Justiça Gebes Medeiros, na sede do órgão ministerial, na Zona Oeste de Manaus.

Primeira palestra

A primeira palestra realizada pela PGJ, por intermédio da Assessoria de Segurança Institucional, foi realizada em julho passado, no mesmo local e foi ministrada pelo Comandante do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Capitão da Polícia Militar do Amazonas Mesquita Feitoza.

O objetivo da primeira palestra foi instruir e qualificar os policias da Assessoria para que estejam capacitados a reconhecer e evitar a entrada desse tipo de artefato nas dependências da PGJ.  “Nós estamos orientando melhor o nosso efetivo, para que não haja falhas em nenhum aspecto de nossa segurança”, ressaltou, na época, o Major Algenor Teixeira.