CEAF/MP-AM participa de lançamento da Escola Nacional do Ministério Público
- Criado: Sexta, 28 Agosto 2015 15:31
- Publicado: Sexta, 28 Agosto 2015 15:31
A Diretora do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Amazonas (CEAF/MP-AM), Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto, participou, nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, do lançamento da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP). O lançamento ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP), em Belo Horizonte (MG), por deliberação do colegiado, na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Para a Diretora do CEAF, a Doutora Wandete Netto, a ENAMP é o instrumento adequado para estimular a produção e a difusão de conhecimento no âmbito do órgão ministerial, por meio da realização de cursos e pesquisas, e da atuação como foco difusor de produção científica. “A criação da ENAMP é um avanço na formação e capacitação dos agentes políticos e administrativos do órgão ministerial porque democratiza o acesso à informação produzida em todas as unidades do MP brasileiro”, observou a Diretora.
Na cerimônia de lançamento, o presidente do CDEMP, Promotor de Justiça do Paraná Eduardo Diniz Neto, destacou a importância da iniciativa, dizendo que a escola vai catalisar o discurso do MP, a partir da produção e difusão de doutrinas fundamentadas nas melhores práticas de atuação verificadas em todo o país. “O MP se ressentia de um órgão que reforçasse essas teses que, em última instância, vão auxiliar a atuação funcional de nossos membros, muitas vezes solitária, principalmente nas áreas mais polêmicas. Assim, será essencial o papel da nova escola, a ênfase dada a esses princípios junto aos tribunais brasileiros, sobretudo os tribunais superiores”, explicou Diniz.
Conforme a Promotora de Justiça Wandete de Oliveira Netto, todos os Estados participaram da 3ª Reunião Ordinária e, desta forma, do lançamento da ENAMP, por intermédio dos Chefes ou Diretores de CEAFs, Fundações ou Institutos, que têm o mesmo objetivo, de formar e capacitar Servidores e Membros do Ministério Público brasileiro.